domingo, 14 de agosto de 2011

PIRÂMIDE DE TENOCHITLAN - TEXTO - POST 248


PIRÂMIDE DE TENOCHTITLAN E O SOL DO EQUINÓCIO






Entre as  antigas civilizações da   Mesoamérica
generalizou –se o hábito de orientar astronomicamente as construções de cidades inteiras . Deste modo , vários templos além de servirem para cultos religiosos  eram construidos e orientados astronomicamente  para serem utilizados como observatórios astronômicos funcionais .

Os edifícios e cidades mesoamericanas encontram –se conectados ao Cosmo quadripartido através  de alinhamentos com as posições do nascente e do poente solares no horizonte , nos Equinócios e Solstícios .

Frei Toríbio Motolinia







O frade franciscano Toríbio de Benevente / Toríbio Motolinia ( 1482 – 1569 ) que  missionou  entre os  astecas  nos primeiros anos   da Conquista Espanhola do México ( 1519 – 1521 ) , nos  seus escritos ,  deixou uma  nota que chamou  a atenção dos arqueastrônomos :  

“ O festival chamado Tlacaxipehualiztli      teve lugar quando o Sol estava no meio de Huicholobos , que era no Equinócio , e porque estava um pouco fora da linha , Moctezuma , queria derrubá-lo e erguê -lo corretamente”.

O Templo Mayor ou Pirâmide de Tenochitlan

Sabe – se hoje    que o frade – cronista referia-se          ao  Templo Mayor ou Pirâmide de Tenochitlan  , cuja fachada principal estava voltada para o poente ( oeste ) ,  um dos principais templos da capital dos astecas , no centro da atual Cidade do México . 
Este monumento  estava dedicado a dois deuses ,  Huitzilopochtli e Tlaloc ,  cada um deles com um santuário  e  colocados lado  a lado no topo do templo .

Huitzilopochtli   era o deus do Sol e da Guerra e Tlaloc  o  da Chuva , da Água  da Fertitlidade e da Agricultura .

Huicholobos era deus do Inferno .


O frade cronista  Motolinia  estava se referindo ao fato de que no dia do Equinócio de  Primavera , o Sol nascia entre os dois santuários do topo da Pirâmide de Tenochtitlan  . Deduz-se que o sol do Equinócio iluminava diretamente o Templo de Quetzcoatl , situado a oeste do Templo Mayor .

Quetzalcóatl: ("Pássaro Serpente") era o principal deus da religião asteca e representava a Vida, a Vegetação, os Alimentos e a Força Espiritual .

Tlacaxipehualiztli era  um festival religioso  realizado no Equinócio de 21 de março ( ou de Primavera para o Hemisfério Norte ) ,  em honra   de Xipe Totec , deus da Primavera e da Renovação Vegetal .

O Equinócio de 21 de março  

A partir da base do templo circular de Quetzacoátl
situado a oeste do Templo Mayor , numa extensão do seu eixo leste – oeste , um observador vê o Sol equinocial quando este  elevou – se a uma altitude de 22º sobre o horizonte astronômico .

Outros cronistas espanhóis daquela época  relataram que quando um sacerdote -  astrônomo , situado na praça aos pés das escadaria do  templo , detectava  o Sol naquela posição , ordenavam que um mensageiro , ao som de tambores ,comunicassem aos cidadãos  o início  das cerimônias sacrificiais do festival .

Destruição do Templo Mayor por Cortés 

Em   1521 ,  o Conquistador espanhol  Hernán Cortés ordenou  a total destruição  do Templo Mayor e de outras edificações astecas , para construir sobre suas  ruínas as fundações da capital da  futura Nueva España ( México ) .

Anthony Aveni revisita o Templo Mayor

Em 1974 , o arqueoastrônomo Anthony Aveni e sua equipe localizaram as ruínas do Centro Cerimonial , cujos escombros  se encontravam sob a atual Cidade do México . Hoje é visível apenas uma  pequena  parte do setor sudoeste do Templo , representada  por uma parede com poucos metros de altura .
Foi feita uma medição da orientação da fachada ocidental do templo ,  que estava desviada 7,5º no sentido horário em relação aos pontos cardeais e assim apareceria na mira entre os dois templos do topo .
Aveni , após realizar outras medições concluiu que “os testemunhos  textual e astronômico , se combinam para identificar o Templo Maior como um observatório astronômico funcional” .

Moctezuma II e o fim do Império Asteca

Moctezuma II / Montezuma II  ( 1480 – 1520 ) , penúltimo imperador asteca , morreu assassinado e  não chegou a realizar seu desejo de reconstruir o  Templo Mayor . Com o seu desaparecimento ,  aproximava – se aceleradamente  o fim inexorável do notável Império Asteca ( 1325 – 1521 ) , que logo atingiria o seu Nadir .




























Nenhum comentário:

Postar um comentário