sábado, 6 de agosto de 2011

ATLANTES DE TULA - TEXTO - POST 239

ATLANTES DE TULA E A ATLÂNTIDA



Com uma certa freqüência , alguns jovens frequentadores deste  “blog”  escrevem – nos perguntando se o termo “atlantes de Tula” tem algo a ver com a legendária Atlântida .

Antes de responder , é conveniente que seja feita uma rápida  revisão de  alguns tópicos sobre o assunto .



Os toltecas

Os toltecas foram um povo pré-colombiano mesoamericano , senhores  de grande extensão  do México Central , entre os séculos X e XII .

Tula ("Tollan"=  lugar das árvores tules )  é uma cidade  arqueológica  situada no municipio de Tula de Allende no estado de Hidalgo, México, a 70 km da capital do país.

Tula não deve ser confundida com Tulum , uma  outra cidade arqueológica , situada  na costa do Mar das Caraíbas, no sudeste do México, no estado de Quintana Roo .

A  Tula pré-hispânica foi a  capital dos Toltecas,(  cerca do ano 980)  tendo sido destruída no ano 1168 ou 1179 pelos chichimecas .

Atlantes de Tula

A mais conhecida edificação de Tula é a Pirâmide B ou de  Tlahuizcalpantecuhtli ( Quetzalcoatl )  , deus  tutelar da cidade . Esta construção é uma plataforma em cujo patamar superior   encontram – se  os chamados “Atlantes de Tula”  .

Os Atlantes de Tula são   esculturas de guerreiros   que serviam  como colunas para suportar o  teto da pirâmide B . Estas esculturas cada uma com 4,60 metros de altura , representam   guerreiros totelcas  com suas vestimentas típicas e armas .

Atlantes e Cariátides em Arquitetura

 Em Arquitetura , o termo “atlante” refere-se a um tipo de coluna   esculpida sob a forma de um corpo  masculino ,  que suportava o teto de templo gregos . O nome se origina na figura da mitologia grega, Atlas, o titã que foi condenado por Zeus a carregar sobre os ombros  o globo terrestre (ou o céu) para toda a toda a eternidade .

As Cariátides são um tipo de coluna esculpida sob a forma de um corpo feminino , que suportava  o teto dos templos gregos .



Atlantes da Atlântida



Em português ,  a palavra “atlante” , além do significado usado em Arquitetura , pode se referir também   ao  natural ou habitante da Atlântida , ilha ou continente  que se acredita ter  submergido no Oceano Atlântico ; alguns autores , neste caso , preferem o uso da palavra “atlântida ( s )” .



Pelo exposto , os “ Guerreiros Atlantes de Tula” nada têm a ver com os habitantes da legendária Atlântida .












Nenhum comentário:

Postar um comentário