domingo, 7 de agosto de 2011

CICLO SÓTICO - TEXTO - POST 242

CICLO SÓTICO





“ O Egito é um presente do Nilo”( Heródoto )



        No Antigo Egito , a regularidade anual das cheias fertilizadoras do Nilo - de vital importância para a agricultura – certamente contribuiu para a adoção de um novo e mais funcional modelo de calendário .Possivelmente já em 2773 a.C. , o primitivo calendário luni-solar  foi substituído por um outro , solar .



O calendário egípcio solar



O ano egípcio  tinha 3 estações  com 4 meses cada .  Cada um dos 12 mêses tinha 30 dias que eram seguidos por um período intercalar de 5 dias , e deste modo o ano era de 365 dias  fixos .

No ano em que este novo calendário foi adotado , o 1º dia do 1º mês se iniciava com o nascimento helíaco de Sírius ou Sótis para os egípcios . 

Sírio ( em latim Sirius , em grego Seirios = brilhante , e em egípcio Sótis )     é a estrela mais brilhante do céu noturno, ( magnitude aparente de −1,46 )  localizada na constelação de Cão Maior  ( Canis Major ) e pode ser vista a partir de qualquer ponto da Terra .

Sopdet ,  deusa da mitologia egípcia , foi a deificação ( divinização ) de Sótis  , a estrela Sírio .

A adoção   de um  novo calendário foi possivelmente feita em função da proximidade de 3 notáveis e importantes  efemérides :  

1 – início da enchente fertilizadora  do Nilo,

2 – nascimento helíco de Sírius / Sótis

3 – início do solstício de Verão ( Para o Hemisferio Norte ) .



Ano Solar,Trópico,ou das Estações

O  “ano solar” ,  ano trópico ou “ano das estações”  tem uma duração de 365,2422 dias solares médios, ou 365d 5h 48m 46s. Esta  duração  maior do que 365 dias, obrigou a introdução do  o ano bissexto  no  calendário anual de nossos tempos .

O ano solar corresponde ao tempo decorrido entre dois equinócios  ou dois solstícios de mesmo nome ( Primavera – Primavera ou Verão – Verão , etc . )  .

Ano Sideral

O “ano sideral”  tem duração de 365,2564 dias solares médios, ou 365d06h09m10 . Este valor aplica – se apenas para as estrelas ao longo da Eclíptica .O ano sideral é o tempo decorrido entre dois nascimentos helíacos de uma mesma estrela .

Ano Sótico

Ano sótico é uma espécie de ano sideral especial de Sírio/ Sótis  ( que está fora da Eclíptica ) e que  tem uma duração quase exatamente igual a 365,25 dias , o número médio dos dias no calendário Juliano . O ano sótico é o tempo decorrido entre dois nascimentso heliacos de Sírio /Sótis .

Ciclo Sótico



Havia uma falta de sincronização ou defasagem entre o ano egípcio  de 365 dias e o ano sótico de 365,25 dias , cerca de 1 dia a cada 4 anos .

Quatro anos depois do dia do nascimento helíaco de Sírio - que assinalava o 1º dia do ano do calendário egípcio - esta estrela levantava-se heliacamente no 2º dia do ano . Oito anos mais tarde , Sírio nascia heliacamente no 3º  dia do ano e após 12 anos no 4º dia , e assim por diante .

Contudo , após um longo período estes calendários novamente entravam em fase , harmonizando – se , de modo que o 1º dia do 1º mês , novamente coincidia com o nascimento helíaco de Sírio / Sótis .

Este período ficou conhecido como Ciclo Sótico ou de Sótis ( Sírio )  equivalente a 1. 461 anos do calendário egípcio  ( cada um com 365 dias ) ou de 1.460 anos julianos ( cada um com 365,25 dias ) .



Calendários  do Império Romano



Não deixa de surpreender que os romanos , não obstante todo o progresso material e cultural de sua Civilização , ainda usassem um impreciso calendário  às vésperas da Era Cristã . Por incrível que pareça , na época de Júlio César ( 100 a.C. – 44 a. C . )  ,  Roma ainda  adotava um ultrapassado  calendário luni-solar , que  acumulava um erro de cerca de 80 dias .



Foi um astrônomo grego  da cidade de Alexandria , Sosígenes , que informou  César sobre o calendário solar egípcio . Em 46 a.C. este Imperador decretou o uso oficial de um novo calendário no Império Romano .



Mas , em lugar do ano de 365 dias fixos , o calendário dito “Juliano”  , levando  em conta a fração de 0,25 ou ¼ do  dia , adotou uma intercalação regular de 1 dia , após 4 anos .



Contudo , havia um erro na fração adotada de 0.25/dia  que a rigor deveria ser mais precisamente de 0,2422 / dia ; por esta razão , no século XVI já havia uma defasagem acumulada de 10 dias . Em 1582 , o papa Gregório XIII , instituiu o calendário “Gregoriano” para sanar esta imprecisão .






Nenhum comentário:

Postar um comentário