quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ANALEMA E OS VIKINGS - TEXTO - POST 268

ANALEMA SOLAR E OS VIKINGS  





            Anundshög  é um “tumulus” viking  , o maior  e um dos mais ricos  sítios arqueológicos da Suécia    , situado   próximo a Västerås ,  em  Västmanland .  Sua construção é estimada entre 500 a.C. e   1.000 a .C .


“Tumulus” ( plural “tumuli” ) em Arqueologia designa um montículo artificial  de terra e pedras sobre um ou vários túmulos  ( “burial mounds” , em inglês ) .

Junto à  base do “tumulus” de Anundshög ,  há dois conjuntos de monólitos  que evocam  os desenhos de duas quilhas de navios vikings opostas pela proas ; por esta razão são conhecidos  como os “Navios de Pedra” ( “Stone Ships” , em inglês ) .

Além de embarcações , o conjunto das  pedras também  lembra  a figura  de um Analema  Solar .

O que é um Analema Solar ?  


Analema Solar  é uma figura ou um gráfico  da posição do Sol no firmamento para um mesmo  lugar , marcada à mesma hora e em dias sucessivos ( intervalos aproximados de 24 horas ou seus múltiplos ) ao longo de um ano .



Após um ano , a  figura gerada assemelha-se a um  8 assimétrico que  estará quase vertical se a posição do sol , à hora escolhida,  for próxima do meridiano do lugar ( por volta do meio-dia solar verdadeiro ) , inclinando-se progressivamente para a esquerda ou direita com o seu afastamento ( esquerda de manhã ; direita à tarde ) .



 O  Analema tem como limites superior e inferior a posição do Sol nos dias solsticiais (21/22 de Junho e 21/22

de Dezembro).



Substrato astronômico do Analema



O Analema resulta  , sob o aspecto astronômico , de dois fenômenos ou efeitos :

1 - o efeito da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano da sua órbita em torno do Sol .

2 -  efeito da excentricidade da órbita terrestre , já que a Terra , em obediência às leis de Kepler, descreve, na sua translação em torno do Sol , uma elipse .

Como obter a figura de um Analema Solar ( * )

A figura de um  Analema se obtém marcando a extremidade da sombra de uma haste vertical  sempre à mesma hora , ao longo de um ano . A mesma figura pode ser obtida por projeção de um feixe de luz solar que atravesse um orifício .


Para tanto :  



1 – corte um pedaço de cartolina grossa ou um pedaço ( tábua ) de madeira ( 40 cm x 20 cm ) .

 2 - próximo a uma das extremidades da tábua , fixe  um pino ou  haste vertical ( 20 cm de altura ) .

3 - Fixe a tábua ao solo  orientando o lado oposto à haste ,  para o Sul .

4 - Pelo menos uma vez num mesmo dia  da   semana e sempre no mesmo horário , faça uma marca na tábua na extremidade da sombra do pino  . Obviamente durante o Horário de Verão não leve em conta  a hora a mais e faça a marca uma hora depois daquela inicialmente escolhida .). Durante o

5 – Após um ano de registro , a união dos pontos marcados desenhará a figura de um Analema Solar .

( * ) Com agradecimentos a José Agustoni , http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/ , pela permissão de reproduzir material  de seus trabalhos .   



Fotos de um Analema Solar


O registro fotográfico de um Analema é considerado uma tarefa das mais difíceis  e desgastantes , mas é   sumamente  gratificante  pelo belo resultado obtido . 

Em Anundshög um Analema Solar ?

Muitos arqueoastrômos acreditam que a disposição das  pedras de Anundshög reproduz  indubitavelmente  a figura de um Analema Solar .  

o Sol no céu ao longo do ano numa determinada hora. Por exemplo, se todos os dias tirarmos segue:

Nenhum comentário:

Postar um comentário