terça-feira, 23 de agosto de 2011

255 A PORTA DO SOL DE TIAHUANACO - TEXTO - POST 255

A PORTA DO SOL DE TIAHUANACO

Perto do Lago Titicaca , no altiplano  ( planalto ) da  Bolívia , a mais de 3.800 metros acima do nível do mar , encontram-se as ruínas pré – incaicas  da   famosa cidade  abandonada  de  Tiahuanaco .
 O que restou  desta  cidade -  estado  ancestral se localiza próximo à margem sudeste do lago Titicaca e à cerca de 72 km a oeste de La Paz , capital da Bolívia .
Entre  estas   notáveis ruínas encontra –se a impressionante “Porta do Sol”  com seus enigmáticos relevos , conhecida em todo o Mundo .
A Porta ou Portal do Sol
Este monólito ,  certamente não foi , no passado , uma peça isolada , mas faria  parte de uma edificação maior, talvez   localizada  sobre a Pirâmide de Akapana, no mesmo complexo arqueólogico de  Kalasasaya ( pátio semi -  subterrâneo ) . Esta pirâmide tem um perímetro  de 800 mt. e  uma altura de 18 mt. em relação ao solo .

O belo portal trabalhado na rocha consiste num único e imponente bloco de andesita ( rocha ígnea vulcânica  dos Andes )  pesando em torno de 10 a 13 toneladas  , talhado para assumir o formato de uma porta . Possui 2 metros e 75 centímetros de altura , por 3 metros e 84 centímetros de largura  e  espessura de meio metro.

Seu friso frontal é constituído por quatro faixas horizontais , no centro das quais encontra-se uma figura antropomorfa identificada como o deus Viracocha , em destaque e em tamanho maior.

Viracocha  é uma divindade máxima , considerada  como o Esplendor  Original , o Senhor , o  Mestre do Mundo , pelos  tiahuanacos . Esta deidade  pan – andina teria surgido do lago Titicaca , criando então o Céu , a Terra e os Homens .

  Da  cabeça desta figura partem  24  “raios”, dos quais o do centro termina numa cabeça humana , outros seis em forma de cabeças de felinos e os demais , em anéis. O rosto do “deus” apresenta várias perfurações nas bochechas  , que evocam lágrimas , o que lhe deu o nome de “ Dios Llorón” ( “Deus  que Chora” ) .

Viracocha , motivo central da Porta do Sol , sustenta em cada mão um cetro ou bastão ,  com figuras de condores ( “Dios de los Báculos” ) e pendentes de seus braços encontram – se 2 “cabeças – troféus” .

Em torno da efígie de Viracocha ,  há 32  representações de seres alados com um bastão , que segundo alguns arqueólogos seriam  homens - condor ou  o “anjos” falco-antropomorfos .

Na parte inferior do friso em direção dos terços laterais encontram-se os homenzinhos trompeteiros  ; sobre esta mesma linha inferior destacam –se sóis radiantes . Entre estes trompeteiros e os sóis observam – se cabeças de aves em pares , voltadas alternadamente para um ou outro lado .

Qual a idade de Tiahuanaco ?

As ciclópicas  ruínas de Tiahuanaco despertaram a fértil imaginação de muitos autores , segundo os quais  datariam de uns 300 mil anos atrás .

Uma teoria afirma que o povo de Tiahuanaco teria sido descendente dos lendários atlantes que migram para o altiplano andino ,  quando sua Atlântida se submergiu .

Uns outros autores   afirmam  que esta cidade  teria sido construída há milhares de anos , sob orientação de  “Deuses – Astronautas ” .

Datação  de  A. Posnansky  

O engenheiro e arqueólogo Arthur Posnansky ( 1873 –  1946 ) , após 50 anos de estudos publicou um livro  Tiahuanaco, The cradle of American Man” ( 1945 ) .

Segundo os estudos arqueastronômicos de  Posnansky , os relevos da Porta do Sol constituiriam o  calendário mais antigo  do mundo ; a cidade de Tiahuanaco seria o berço da civilização sul-americana , teria uma idade de 13.630 anos , e fora abandonada depois de um cataclismo sísmico

Datações de M . Chatelain e R . Müller

  Maurice Chatelain , apoiando –se em cálculos astronômicos , afirma que a   construção de Tiahuanaco data de 27 mil anos atrás . Já  Rolf Müller , estima que a Porta do Sol teria sido erguida  em 200 a. C .

Datação oficial para a Cultura Tiahuanaco
A datação oficial  para a   Cultura Tiahuanaco , é bem  mais recente :  200 a.C. - 1200 d.
 
Arqueoastronomia em Tiahuanaco

          Um sério e quase insuperável problema para a datação e levantamento de alinhamentos astronômicos em Tiahuanaco ,  é que suas construções  sofreram destruições e restaurações  ao longo de sua história . Muitas destas  reconstruções  foram realizadas de modo aleatório , por falta de documentação sobre as edificações e suas localizações  originais , o que inviabiliza algumas abordagens arqueoastronômicas .






Nenhum comentário:

Postar um comentário