sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PASSAGENS ZENITAIS DO SOL NO ANTIGO MÉXICO - TEXT. -P 258

PASSAGENS ZENITAIS DO SOL NO ANTIGO MÉXICO





Várias edificações meso-americanas  mostram certas estruturas astronomicamente orientadas para os movimentos anuais aparentes mais significativos do  Sol : os Solstícios  e Equinócios .



No antigo México , além destas datas , uma outra era também considerada muito importante :  as passagens zenitais do Sol ou Culminação Zenital Solar , em maio e em julho .



Culminação Zenital do Sol

Culminação ou passagem meridiana é o momento em que um astro cruza o meridiano local.
O instante da passagem meridiana do Sol corresponde ao chamado meio-dia verdadeiro. Nesse momento, o Sol atinge o ponto mais alto de sua órbita aparente na esfera celeste, no dia em questão.



A Culminação Zenital é um caso particular de culminação . Quando o Sol culmina zenitalmente  a sombra de uma haste verticalmente fixada ao solo ( a prumo )  confunde-se com sua própria projeção – com   outras palavras : não há sombras .

Nestas circunstâncias , é  dito popularmente , que  “o Sol está a pino”.  



Zenitais do Sol e Latitudes



As passagens zenitais do Sol  podem ser observadas apenas  por aqueles localizados entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio .

Nas  latitudes entre os Trópicos  o evento zenital ocorre em dois dias do ano :  uma vez quando o Sol passa pelo zênite na sua migração para o norte e novamente quando retorna ao sul .

A grosso modo , nas latitudes 10° e 20°, o Sol estará a pino 26 e 60 dias após o Equinócio , respectivamente. O mesmo vai acontecer 30 e 64 dias após o Solstício .

Por exemplo , o Sol está a pino sobre Belo Horizonte (  19º 49’ Sul ) , aproximadamente um mês antes do Solstício de Verão , quando o Sol está se deslocando para o sul e um mês depois ,  quando o Sol está retornando  para o norte.

No Equador  Geográfico um par de passagens zenitais solares ocorrem nos Equinócios , eqüidistantes em tempo das datas dos Solstícios .

Um observador situado no Trópico de Câncer , vê o Sol atingir o Zenite no  Solstício , em 21 de  Junho .

Para um observador situado no Trópico de Capricórnio , a Passagem Zenital Solar  é um evento único que ocorre durante o Solstício de dezembro

Acima ou ao norte do Trópico de Câncer  , o Sol jamais migra o suficiente para o norte para  atingir o zênite Abaixo ou ao sul  do Trópico de Capricórnio , o Sol jamais migra o suficiente para o sul par atingir o zênite

Portanto , o Sol nunca atinge o zênite nas Zonas Temperadas , as  faixas de latitudes  entre o Trópico de Câncer e o  Círculo Polar Ártico e entre o Trópico de Capricórnio e  o Círculo Polar Antártico

Pela razão acima , os Conquistadores espanhóis ficaram surpresos ao serem informado do fenômeno que não poderiam ter observado em seu país de origem .  



Passagens Zenitais do Sol no Antigo México



A notável arqueóloga norte-americana  Zelia Nuttal ( 1857 – 1933 ) ,  escreveu a propósito em 1906  : “As sombras desapareciam 2 vezes por ano , quando o Deus – Sol descia” . Estas datas marcavam o advento das chuvas  , de fundamental importância para a agricultura meso-americana  .

A 1ª. Passagem  do Sol pelo zênite celebrava –se em 30 de abril – 1º de maio , durante a época que antecipava a estação do calor e da seca ( Solstício de Verão ) .

A 2ª Passagem Zenital do Sol ocorria 52 dias depois ,  durante a Grande Festa dos Senhores , quando então se festejava a deusa da Vegetação  que antecipava o Outono





O Caracol de Chichén Itzá



Chichén Itzá  é uma cidade arqueológica  do estado mexicano de Iucatã , que funcionou como importante centro político  da civilização maia .

Na plataforma superior do  Caracol de Chichén Itzá      há uma  parede frontal que tem como perpendicular a direção que corresponde àquela do nascer do Sol no dia de sua Passagem Zenital , no local ,  no ano 1.000 .



Observatório Solar de Xochicalco

Xochicalco é um sítio arqueológico pré-colombiano do México , situado  a 38 km  de Cuernavaca.      

O Observatório Solar  de  Xochicalco resulta de uma caverna natural ampliada por escavação e ligada à superfície  por um túnel vertical .

Em 14 – 15 de maio  e 28 – 29 de julho , o Sol no zênite  , ilumina perpendicular e espetacularmente   através da  chaminé , o interior da caverna . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário