quinta-feira, 28 de abril de 2011

PONTO GAMA OU VERNAL - TEXTO - POST 192

PONTO GAMA OU VERNAL


        O ponto vernal ou gama marca  uma das intersecções  da Eclíptica   (caminho aparente do Sol sobre o fundo de estrelas durante o ano) com o "Equador Celeste" ( projeção do Equador Terrestre sobre a Esfera Celeste ).
O ponto vernal marca também a posição do Sol no Equinócio de 21 de março - Outono para nosso Hemisfério Sul -  ou de Primavera para o Hemisfério Norte .
O ponto vernal , graças à Precessão Equinocial   hoje se encontra no interior da constelação de Peixes , mas  há 2.200 anos atrás estava em Áries ( Primeiro Ponto de Áries ) . Futuramente   ele se situará  em Aquário e irá prosseguir em direção às outras constelações zodiacais .  Será necessário decorrer  26.000 anos para o ponto vernal voltar ao mesmo ponto. 
O  Sol movimentando -se ao longo da Eclíptica , desloca - se aproximadamente 1grau por dia. No dia 20 / 21 de março ele estava no ponto vernal ( ponto laranja do mapa anexo ) ; mas em  31 de maio ele se situava estava em Touro .( ponto amarelo do mesmo mapa ) .
O ponto vernal é a origem da contagem da Ascensão Reta  uma das Coordenas  que indica a Longitude Celeste.  
Em 20 / 21 de março  , quando o Sol atravessa o Equador Celeste - passando do Hemisfério Sul para o Hemisfério Norte - suas Coordenadas são : Ascensão Reta = zero horas e Declinação = zero graus .  

Nenhum comentário:

Postar um comentário