COORDENADAS CELESTES
Coordenadas Terrestres
Para saber com exatidão onde se situa qualquer ponto da superfície terrestre ( cidade , porto , ilha , etc . ) usamos as coordenadas geográficas ou terrestres que são linhas imaginárias traçadas sobre o globo e mapas terrestres: paralelos e meridinaos .
Latitude e Longitude e Terrestres
As latitudes terrestres vão 0 a 90 graus , norte ou sul e que aumentam de 0 na linha do equador - marco inicial desta medida - até 90 , nos pólos .
As longitudes vão de a 180 graus ( Leste ou Oeste ) a partir do Meridinao de Greenwich , marco inicial desta medida .
Esfera Celeste e Coordenadas Celestes
Nos primórdios da Humanidade acreditava – se que a Terra se situava no centro de uma grande esfera transparente como um cristal e na qual os astros estavam cravados como pedras preciosas . Daí a concepção de uma “Esfera Celeste” para representar a abóbada celeste . Contudo , esta visão primitiva mostrou - se tão conveniente que continua sendo adotada pela Astronomia atual .
Para saber com precisão onde um astro se situa na esfera celeste aplicam-se as coordenadas celestes : Ascensão Reta (AR) e Declinação (D) .
Adota – se , deste modo , em Astronomia a mesma idéia das coordenadas geográficas , latitude e longitude .
A esfera celeste também é dividida em círculos análogos aqueles usados nos mapas e globos terrestres , mas com nomes diferentes , exceto para o equador e paralelos .
Equador Celeste .
O Equador Terrestre , projetado para a abóbada celeste ou firmamento , gera o Equador Celeste.
Pólos Celestes
O eixo de rotação da Terra, prolongado, forma os pólos celestes.
Meridiano Local
O prolongamento dos meridianos terrestres até a esfera celeste gera os meridianos celestes . O meridiano terrestre que passa por um dado local da Terra e o correspondente meridiano celeste são chamados “meridianos do local” . Em outras palavras : a projeção da linha de longitude geográfica local gera o meridiano celeste .
A linha no Céu que vai do pólo norte ao pólo sul celeste e que passa sobre a cabeça de um observador, constitui o meridiano local deste observador (o Sol está no meridiano ao meio-dia, em latim “meridies” - daí o nome).
O Sol , em seu curso diário pela esfera celeste , atinge sua posição mais alta e projeta sua menor sombra quando cruza o respectivo meridiano celeste .
Declinação e Ascensão Reta
A Declinação astronômica - identificada pela letra grega delta - equivale à latitude terrestre .
Define-se como declinação o ângulo entre o equador celeste e o astro , medido sobre o meridiano deste. As declinações do hemisfério norte são positivas (+) e as do hemisfério sul são negativas (-) ; no equador vale 0 grau e nos pólos 90 graus .
A latitude terrestre tem marco inicial na linha do Equador ao passo que a latitude celeste tem origem no Equador Celeste .
Ascensão Reta
A Ascensão Reta ( AR ) – identificada pela letra grega alfa - corresponde à longitude terrestre .
Define-se como ascensão reta ( AR ), o ângulo entre o ponto gama e o meridiano da estrela medido sobre o equador celeste , no sentido para o leste.
No céu estabelece-se um determinado ponto entre as estrelas, chamado “ponto vernal” ou “ponto gama” como origem. Esse ponto corresponde a intersecção do Sol com o Equador celeste no instante em que o mesmo passa do hemisfério celeste sul para o hemisfério celeste norte .
A longitude terrestre tem marco inicial no meridiano de Greenwich , ao passo que a longitude celeste ( Ascensão Reta ) tem marco inicial no ponto gama ou ponto vernal .
Coordenadas de Sírio e de Touro
A estrela Sírio ( Sírius ) tem as seguintes coordenadas : AR =6h45min e D = -16º 42’ ( a declinação negativa indica que ela está no hemisfério sul .
A constelação de Touro ( Taurus ) tem as seguintes coordenadas : AR = 4h e D=+15º ( declinação positiva indica que ela se situa no hemisfério norte .
Nenhum comentário:
Postar um comentário