quarta-feira, 27 de abril de 2011

COORDENADAS CELESTES TEXTO POST 190

COORDENADAS CELESTES

Coordenadas Terrestres
Para saber com exatidão onde se situa  qualquer ponto da superfície terrestre ( cidade , porto , ilha , etc . ) usamos as coordenadas geográficas ou terrestres que   são  linhas imaginárias traçadas sobre o globo e mapas  terrestres: paralelos e meridinaos .
Latitude e Longitude e  Terrestres  

As latitudes terrestres vão  0 a 90 graus , norte ou sul e que aumentam de 0 na linha do equador -  marco inicial desta medida -  até  90 , nos pólos .  

As longitudes  vão de  a 180 graus ( Leste ou Oeste ) a partir do Meridinao de Greenwich , marco inicial desta medida .

Esfera  Celeste e Coordenadas Celestes

Nos primórdios da Humanidade acreditava – se que a Terra se situava no centro de uma grande esfera transparente como um  cristal e na qual os astros estavam cravados  como pedras preciosas . Daí  a concepção de uma “Esfera Celeste” para representar a abóbada celeste . Contudo , esta visão primitiva  mostrou - se tão conveniente que continua sendo adotada pela Astronomia atual .
Para saber com precisão onde um astro se situa na esfera celeste aplicam-se   as coordenadas  celestes : Ascensão Reta (AR) e Declinação (D) .
  Adota – se  , deste modo , em Astronomia a mesma idéia das  coordenadas geográficas , latitude e longitude .
A esfera celeste também é dividida em círculos análogos aqueles usados nos  mapas e globos terrestres , mas com nomes diferentes , exceto para o equador e paralelos .

Equador Celeste .  

O Equador Terrestre , projetado para a abóbada celeste ou  firmamento , gera o Equador Celeste.

Pólos  Celestes
       
O eixo de rotação da Terra, prolongado, forma os pólos celestes.

Meridiano Local  
 O prolongamento dos meridianos terrestres até a esfera celeste gera os meridianos celestes . O meridiano terrestre que passa por um dado local da Terra e o correspondente meridiano celeste são chamados  “meridianos do local” . Em outras palavras : a projeção da linha de longitude geográfica local gera o meridiano celeste .
A linha no Céu que vai do pólo norte ao pólo sul celeste e que passa sobre a cabeça de um observador, constitui o meridiano local deste observador (o Sol está no meridiano ao meio-dia, em latim “meridies”  - daí o nome).
O Sol , em seu curso diário pela esfera celeste , atinge sua posição mais alta e projeta sua menor sombra quando cruza o respectivo meridiano celeste .

Declinação  e Ascensão Reta

A Declinação astronômica  - identificada pela letra grega delta  -   equivale à latitude terrestre .
Define-se como declinação o ângulo entre o equador celeste e o astro  , medido sobre o meridiano deste. As declinações do hemisfério norte são positivas (+) e as do hemisfério sul são negativas (-)   ; no equador vale 0 grau e nos pólos 90 graus .
A latitude terrestre tem marco inicial na linha do Equador ao passo que a latitude celeste tem origem no Equador Celeste .

Ascensão Reta

A Ascensão Reta ( AR ) – identificada pela letra  grega alfa - corresponde à longitude terrestre .
Define-se como ascensão reta ( AR  ),  o ângulo entre o ponto gama e o meridiano da estrela medido sobre o equador celeste , no sentido para o leste.
No céu estabelece-se um determinado ponto entre as estrelas, chamado “ponto vernal” ou “ponto gama” como origem. Esse ponto corresponde a intersecção do Sol com o Equador celeste no instante em que o mesmo passa do hemisfério celeste sul para o hemisfério celeste  norte .
A longitude terrestre tem marco inicial no  meridiano de Greenwich , ao passo que a longitude celeste ( Ascensão Reta ) tem  marco inicial  no ponto gama ou ponto vernal .

Coordenadas de Sírio e de Touro

A estrela  Sírio (  Sírius ) tem as seguintes coordenadas : AR =6h45min e D = -16º 42’ ( a declinação negativa indica que ela está no hemisfério sul .
A constelação de Touro ( Taurus )  tem as seguintes coordenadas :  AR = 4h e D=+15º ( declinação positiva indica que ela  se situa no hemisfério norte .


Nenhum comentário:

Postar um comentário