NASCIMENTOS E POENTES DOS ASTROS
Astronomicamente há oito tipos de nascentes / nascimentos e de ocasos /poentes dos astros .
Sob o ponto de vista arqueoastronômico interessam–nos apenas quatro , ou seja , apenas aqueles passíveis de observação pelos homens das antigas civilizações :
1 – nascimento / nascente helíaco
2 - poente / ocaso helíaco
3 – nascimento / nascente acrônico aparente
4 – poente / ocaso cósmico aparente.
1 – Nascimento / nascente helíaco
O nascimento helíaco ocorre no primeiro dia em que a estrela é vista fugazmente no horizonte oriental (leste) antes do nascer do Sol.
Nos dias que antecedem o nascimento helíaco, o Sol nasce antes dela e seu fulgor impede sua visualização. Dias mais tarde, o Sol e a estrela nascem ao mesmo tempo (nascimento cósmico), mas a luz solar ainda não permite que a estrela seja vista. Finalmente, o Sol move-se o suficientemente distante para permitir que, pela primeira vez no ano, a estrela possa ser vista.
O intervalo entre dois nascimentos helíacos corresponde ao ano sideral, equivalente a 365d, 6h, 9m, 10s, um pouco mais longo que o ano trópico ou solar.
2 - Poente / ocaso helíaco
O poente helíaco ocorre no crepúsculo vespertino quando pela última vez a estrela é vista se pondo. No crepúsculo seguinte a estrela passará abaixo do horizonte quando ainda há bastante luz solar para ser vista.
3 – Nascimento / nascente acrônico aparente
O nascimento acrônico aparente ocorre no crepúsculo vespertino quando pela ultima vez a estrela é vista nascendo. No crepúsculo seguinte a estrela nascerá enquanto ainda há bastante luz solar para ser vista.
4 - Poente / ocaso cósmico aparente
O poente cósmico aparente ocorre no crepúsculo matinal quando pela primeira vez a estrela a estrela é vista se pondo. No crepúsculo anterior a estrela não conseguiu atingir o horizonte oeste antes que a luz solar a tornasse invisível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário