segunda-feira, 4 de abril de 2011

ÓRION NA ITAQUATIARA DO INGÁ - TEXTO - POST 159

ÓRION NA ITAQUATIARA DO INGÁ


A mítica figura do Caçador Órion ,  a constelação mais bela  , facilmente identificável  e a mais conhecida do nosso céu estival  , é formada por sete estrelas principais , das quais cinco  delineiam um grande trapézio .
A constelação de Órion , visível praticamente de todas as regiões habitadas da Terra ( entre as latitudes de + 85º e – 75º ) , tem a forma de uma ampulheta  e é seccionada pelo Equador Celeste ;  assim ,   ela  pertence a ambos os Hemisférios Celestes . A época  para sua melhor visualização ocorre em janeiro , às 21.00 h . As principais estrelas desta constelação , são :
1 - Betelgeuse ( alfa de Órion ) , uma estrela de cor avermelhada  , a segunda mais brilhante de Órion ( em realidade ,  a beta de Órion ) , representa o ombro direito do gigante  .

2 -  Rigel ( beta de Órion  , em realidade , a alfa de Órion ) , a sexta  mais luminosa dos céus , de um brilho azul -  esbranquiçado , situa-se diagonalmente  oposta à precedente e representa o pé ou  o joelho esquerdo do Caçador .
3 - Saiph (kappa) , que representa o  joelho ou o pé direito do Gigante . 
4 - Bellatrix (gamma) , a “Guerreira” , branco-azulda , representa o ombro esquerdo do Caçador e a 3ª estrela mais brilhante desta constelação .  
5 - Meissa ( lambda ) , representa  a cabeça do Caçador Celeste .

Cinturão de Órion

No centro deste trapézio encontram-se três estrelas ,  Alnitak ,  Alnilan  e  Mintaka  dispostas obliquamente , em linha reta e igualmente espaçadas que constituem o Cinturão de Órion . Elas são popularmente conhecidas como as Três Marias ou os Três Reis Magos .

A Espada de Órion

Próxima ao Cinturão , observa-se a olho nu , a Espada de Órion , um asterismo  formado por três estrelas de fraca luminosidade . A “estrela” do meio ,  em  realidade , é a Grande Nebulosa de Órion (M 42) , um “berçário estelar”.  

Mitologia

O nome Órion viria do sumério Uru – Anna ( a Luz do Céu ) , título do mítico herói caldeu Tamuz , filho do Sol . Nos catálogos estelares  da Babilônia ( fase tardia da Idade do Bronze )  consta o nome de Órion como Mul.Sipa.Zi.An.Na , que significa  o “ Pastor Celeste “ ou o “Pastor de Anu” . 
No Antigo Egito ( 3.200 a.C. – 30 a.C, )  Órion era a morada do deus – faraó  Osiris , que assassinado  e  despedaçado por seu irmão Seth ,  foi reconstituido e ressuscitado por sua irmã e consorte Ísis .
Segundo uma das múltiplas   versões da mitologia grega , Órion filho de Netuno e da ninfa Euridale , era um gigante caçador , amado pela deusa  Ártemis , mas odiado  por Apolo , irmão desta . Em certa ocasião , Apolo ao perceber que Órion vadeava pelo mar apenas com a cabeça acima  d´água , desafiou a irmã , exímia caçadora, a acertar o alvo.   Enganada , Ártemis disparou uma seta que  atingiu Órion , matando-o . Então , a  deusa , desolada , suplicou  a Zeus que colocasse o seu amado entres as estrelas . 
Uma outra versão do mito relata que Órion morreu  pela picada de um Escorpião Gigante enviado por Geia , deusa da Terra , preocupada com a ameaça feita pelo Caçador , de extinguir todos os animais do nosso planeta .
Órion e Escorpião foram  transformados em constelações  pelos deuses do Olimpo , mas  colocados em pontos afastados nos Céus  para evitar novas refregas ; assim , nunca são vistos simultaneamente  nos céus porque   quando um deles declina a oeste é que  o outro se levanta a leste .

Órion entre os nossos taulipangues 

Segundo o etnológo germânico Theodor Koch – Gruenberg (1872 – 1924)  os taulipangues (  taurepangues ) de Roraima   referiam – se  lenda do perneta Jilicavaí ou Jiliguaupu que tendo uma das pernas decepadas pela esposa adúltera  subiu aos céus para   tomar  parte numa constelação  formada pelas Plêiades ,Touro e Órion. É possível que esta   coincidência entre os aurignacenses  e os índios brasileiros tenha um substrato astronômico comum pois   as estrelas que partem de Betelgeuse sugerem um  membro inferior mais longo , o que não acontece em  Bellatrix .  

Iconografia de Órion 

Na iconografia européia em geral , Órion é representada por  um guerreiro   que  segura   uma clava  ameaçadoramente  em direção a Touro ( Taurus ) ;  com a  outra mão  sustenta  um escudo feito com  couro de uma carcaça  de um  leão ; de seu cinto ( Cinturão de Órion ) pende uma espada ( Espada de Órion ) . Nas suas proximidades encontram-se seus  dois sabujos ( Cão Maior e Cão Menor ) e o rio Eridano ; aos seus pés  acham-se os animais  por ele caçados , a Pomba (Columba) e a Lebre (Lepus).

















Nenhum comentário:

Postar um comentário