H . A. REY E AS CONSTELAÇÕES
Em Astronomia , amadores e profissionais sabem que os nomes de muito poucas constelações evocam as formas por eles sugeridas . Umas dessas raras exceções seriam por exemplo , aquelas chamadas Escorpião ( Scorpius ) e Cruzeiro ( Crux ) .
H . A . Rey ( Hans Augusto Reyersbach - *1898 , +1977 ) concebeu um modo diferente de representar as constelações , permitindo que do melhor modo possível, houvesse uma associação das formas com o nome das mesmas . Em outras palavras mais simples , que Leão lembrasse um leão , Baleia , uma baleia , Touro , um touro e assim por diante .
Os esquemas gráficos de Rey para as constelações respeitam rigorosamente os limites estabelecidos pela União Astronômica Internacional e a disposição astronômica clássica da das estrelas - que difere é apenas o modo como são traçadas as linhas que as unem entre si . Em alguns casos , foram suprimidas dos esquemas algumas estrelas , cujo brilho é ofuscado pela poluição luminosa das cidades .
Em 1952 , H.A. Rey publicou um livro intitulado “The Stars : a New Way to See Them” – que se tornou muito popular entre os astrônomos amadores e continua tendo vária edições com atualizações científicas .
Atualmente os seus diagramas das constelações são aceitos universalmente , largamente difundidos e reproduzidos em vários atlas celestes e programas para computadores .
Nenhum comentário:
Postar um comentário