ÍNDIOS DA PARAÍBA E ASTRONOMIA
Ambrósio Fernandes Brandão e os “Diálogos das Grandezas do Brasil”
O português Ambrósio Fernandes Brandão (*1555 ,+ ? ) , cristão – novo , fixou – se no Brasil em 1583 e mais tarde participou da expedição de Martim Leitão e João Tavares que culminou com a Conquista da Paraíba ( 1585) .
Senhor de três engenhos de moer cana – de - açúcar na várzea do rio Paraíba , passou a admirar tanto a terra de adoção que a tomou apaixonadamente como tema para sua esplêndida obra , “ Diálogos das Grandezas do Brasil”.
Neste livro , cujo manuscrito terminou em 1618 , Brandão abordou com profundidade a riqueza dos recursos naturais , a flora , a fauna e a vida social da Paraíba e por extensão , do Nordeste daquela época .
Era médico , o que lhe permitiu tornar-se o precursor da Medicina Tropical brasileira .
Quando faleceu , em data incerta , seus herdeiros retornaram a Portugal e os engenhos foram confiscados pela Companhia Holandesa da Índias Ocidentais
O manuscrito de 1618 foi descoberto pelo historiador Francisco Adolfo Varnhagem , na Biblioteca Nacional de Portugal apenas na segunda metade do Século XIX .
A obra “ Dialógos das Grandezas” é unanimemente considerada como uma das mais importantes e fidedignas fontes de informação sobre ao aspectos físicos , sócio-econômicos , culturais e históricos do Nordeste do Brasil no Século XVII .
Os índios da Paraíba e os astros
Brandão , em sua obra , através dos diálogos entre seus personagens ficcionais , informa-nos que os indígenas da Paraíba sabiam tanto quanto os europeus sobre os corpos celestes , diferindo , obviamente , apenas nos nomes dados aos astros .
Nenhum comentário:
Postar um comentário