ZODÍACO
O Círculo dos Pequenos Animais
Zodíaco , em Astronomia , designa o anel formado por 12 constelações ao longo da Ecliptica , a trilha aparentemente percorrida pelo Sol na Esfera Celeste , durante um ano .
A partir do Zodíaco ( do grego “zoidiakos kyklos” , literalmente “círculo dos pequenos animais” ) - foram criados e nomeados os 12 signos zodiacais da Astrologia .
A preponderância de figurações zodiacais de seres irracionais ( “zoon” ) sobre os humanos , seria a razão do seu nome .
A concepção do Zodíaco é atribuída por alguns estudiosos à notável civilização dos caldeus , na primeira metade do primeiro milênio a.C. .
Estes notáveis astrônomos babilônicos dividiram a Eclíptica em 12 zonas de extensão igual e no 7º século a.C. atribuíram um certo mês a uma determinada constelação , ou vice – versa .
O Zodíaco iniciava - se com a posição do Sol no equinócio vernal ou da primavera para o Hemisfério Norte , que naquela ocasião estava em Carneiro ( Áries ) . Por esta razão o 1º signo astrológico é ainda hoje chamado de Áries ( Carneiro ) , mesmo após o equinócio vernal ter-se afastado desta constelação , graças à lenta precessão da órbita da Terra em torno do Sol ( precessão equinocial ) .
Contudo , para alguns arqueoastrônomos , quando os primeiros babilônios observaram os céus , no equinócio de primavera , o Sol estaria em Touro ( Taurus ) , mas só a partir de 2.150 a.C. é que ele teria se deslocado para Áries ( Carneiro ) .
Atualmente quando ocorre o equinócio de primavera para o Hemisfério Norte , em 20 ou 21 de março , o Sol se situa em Peixes ( Pisces ) e aí permanecerá até 2.600 , quando “penetrará” em Aquário ( Aquarius ) .
O Zodíaco do Ocidente chegou até nossos dias após uma longa jornada desde a Caldéia , passando pelas antigas civilizações do Egito , Grécia e Roma .
De modo astronomicamente mais elaborado , pode-se dizer que o Zodíaco é um Sistema de Coordenadas Celestes ou especificamente um Sistema de Coordenadas Eclípticas , medindo – se a latitude a partir da Eclíptica e a longitude partindo – se da posição do Sol no Equinócio Vernal .
Datas de trânsito do Sol pelas constelações zodiacais
Durante o ano , o Sol parece “percorrer” ou “estar na casa” das seguintes constelações , ditas zodiacais ( entre parênteses as datas do trânsito) .
1 – Peixes (Pisces) - (12 mar. /18 abr.)
2 – Carneiro ( Aries ) – ( 19 abr / 13 mai )
3 – Touro ( Taurus ) – ( 14 mai / 20 jun)
4– Gêmeos ( Gemini ) – ( 21 jun / 19 de jul)
5 – Caranguejo ( Cancer ) – (20 jul / 19 de ago)
6 – Leão ( Leo ) – ( 10 ago / 15 set)
7 – Virgem ( Virgo ) – (16 set /30 out)
8 – Balança ( Libra ) – ( 31 out./22 nov.)
9 – Escorpião (Scorpius ) - ( 23 nov./ 17 dez)
10 – Sagitário ( Sagittarius ) – (18.dez / 18 jan)
11 – Capricórnio ( Capricornus ) - ( 19 jan / 15 fev)
12 – Aquário ( Aquarius ) - ( 16 fev / 11 mar )
O Sol percorre as estrelas de Escorpião em apenas cinco dias ( 22 -27 de novembro ) , nos 19 restantes (30 nov – 17 dez ) transita em Serpentário ( Ophiucus ) , por isso , esta constelação “tem plenos direitos” de ser considerada como a 13ª zodiacal .
Meses de melhor observação das constelações zodiacais
1 – Peixes ( Pisces) - NOV.
2 – Carneiro ( Aries ) - DEZ
3 – Touro ( Taurus ) - JAN
4 – Gêmeos ( Gemini ) – FEV
5 – Caranguejo ( Cancer ) – MAR
6 – Leão ( Leo ) - ABR
7 – Virgem( Virgo ) – MAI
8 – Balança ( Libra ) – JUN
9 – Escorpião ( Scorpius ) – JUL
· - Serpentário ( Ophiucus ) – JUL
10 –Sagitário ( Sagittarius ) – AGO
11 –Capricórnio ( Capricornus ) - SET
12 – Aquário ( Aquarius ) - OUT
Astrologia e os Horósocopos
Diz – se que “ a Astrologia está para a Astronomia como a Alquimia para a Química” .
Os povos antigos atribuíram grande relevância às configurações das constelações na data de nascimento ( Carta Natal ) dos indivíduos ; os signos zodiacais foram dotados de uma significação esotérica que persiste até hoje , como mostra o generalizado interesse pelos horóscopos (do grego antigo (hora = hora e skopeo = examinar ) publicados e divulgados na “mídia” .
Signos e iconografias das constelações zodiacais
Os artistas representam graficamente os signos zodiacais , do modo seguinte :
1 – Peixes ( Pisces ) , por dois peixes atados através de cordas amarradas às suas caudas .
2 - Carneiro (Aries) , por um caprino .
3 - Touro (Taurus) , por um bovino .
4- Gêmeos (Gemini ) , por duas crianças gêmeas .
5 -Caranguejo (Câncer) , por um lagostim ou um caranguejo .
6 – Leão (Leo) , por um leão .
7 - Virgem (Virgo) , por uma donzela .
8 - Balança (Libra), pelo objeto homônimo .
9- Escorpião ( Scorpius ) , pelo inseto do mesmo nome .
10 - Sagitário (Sagittarius ) , por um centauro com um arco prestes a disparar uma seta;
11- Capricórnio(Capricornus) , por um animal híbrido , metade peixe metade bode .
12 -Aquário (Aquarius ) , por um mancebo que verte a água de uma ânfora na boca de um peixe .
13 – Serpentário ( Ophiucus ) por um homem que segura uma serpente .
Figurações das constelações zodiacais
Nestes nossos textos , reproduzimos os signos zodiacais ora como foram concebidos por e desenhados para os habitantes do Hemisfério Norte ; ora verticalmente girados em 180º , de ( “cabeça para baixo” ) para se adequarem à visão a partir do nosso Hemisfério .
A Precessão Equinocial
O eixo de rotação da Terra descreve um movimento cônico ( tal como acontece com um pião que gira bamboleando , inclinado em relação ao solo ) , alterando lentamente sua posição em relação às estrelas , num período de 25.800 anos ( 2.150 anos para cada constelação ) e em sentido retrógado :
Este fenômeno é chamado de Precessão Equinocial . Graças a ele , o Sol aparece numa posição anterior do Zodíaco , a cada ano , por ocasião do equinócio ; diz – se então , que ele se precede ou se antecipa .
Serpentário ( Ophiucus ) embora já fosse conhecida na mais remota Antiguidade ,em aproximadamente 2.500 anos a.C., quando foram estabelecidas as regras da Astrologia, não foi incluída no Zodíaco porque estava afastada da Eclíptica . Atualmente devido à Precessão Equinocial , Sepentário situa – se entre Escorpião e Sagitário .
Serpentário ( Ophiucus ) embora já fosse conhecida na mais remota Antiguidade (c . 2.500 a.C.), quando foram estabelecidas as regras da Astrologia , não foi incluída no Zodíaco porque estava afastada da Eclíptica . Atualmente , devido à Precessão Equinocial , Sepentário situa – se entre Escorpião e Sagitário .
O Céu Estelar Clássico que é rerepresentado nos Zodáicos
O astrônomo alemão Helmut Werner , estudando as 45 constelaçòes clássicas citadas por Arato , observou que nelas há 12 figuras humanas , 23 animais , 2 seres híbridos e 8 objetos Não obstante numericamente inferiorizado , o Homem exerce seus domínio sobre o Animal no céu ,terra e mar ,.subjugando – o ou aniquilando – o ; assim ,Hércules mata o Dragão ; Perseu corta a cabeça da Medusa e aniquila a’ monstruosa Baleia que raptou Andrômeda ; Ofiuco segura a venenosa Serpente e apoia seu pé sobre o peçonhento Escorpião , etc .
Contudo , o tema do domínio do Homem sobre o Animal ( Therion) está ausente nas constelações de Caranguejo , Leão , Hidra e Corvo em torno de Virgem , única constelação feminina fora do grupo a que pertencem Cassiopéia e Andrômeda ligadas à fábula de Perseu .
Representações do Zodíaco
O Zodíaco pode ser graficamente representado numa projeção plana ( planisfério ) de dois modos :
a) retangular ou ,
b) circular .
As representações circulares são as mais comumente usadas atualmente .
O Zodíaco dos maias
O Zodíaco maia era composto por 13 constelações e do tipo “equatorial”, diferente do modelo “eclíptico” , adotado no Velho Mundo .
Os Zodíacos de Dendera , Egito
Em Dendera , Alto Egito , no pronaos ( pórtico ) de uma capela dedicada a Osiris , no templo de Hathor foram descobertos dois famosos zodíacos , um retangular e outro circular .
O mais artístico , e o mais conhecido dois dois é o zodíaco circular de Dendera , construído em 50 a.C. e atualmente exposto no Museu do Louvre , em Paris .
A itaquatira do Ingá , seria uma espécie de zodíaco ?
Dentro de um conceito muito elástico , o painel vertical da itaquatiara do Ingá poderia ser considerado como tal .
Nenhum comentário:
Postar um comentário