quarta-feira, 24 de novembro de 2010

UMA ESTRELA,UM RIO E UM SOLSTÍCIO NO EGITO - POSTAGEM 67

UMA ESTRELA ( Sírio ) , UM RIO ( Nilo )  E UM
SOLSTÍCIO ( Verão )   NO ANTIGO EGITO

Imaginemos que a Primavera está chegando ao fim , no Egito  Antigo .   A estrela Sírio ou Sopdet para os egípcios ,  nasceu a leste , na margem do Nilo oposta às   Pirâmides , mas não pode ser percebida pelos sacerdotes – astrônomos  porque ofuscada pelo  Sol nascente .

No dia seguinte , o Sol parece que se deslocou para leste em relação   a Sírio . À medida que se aproxima o Solsticio de Verão , o Sol nasce ao mesmo tempo que a estrela , mas o clarão  deste é  ainda suficientemente intenso   para que ela  seja percebida .

Cerca de uns 12 dias mais tarde , ( atualizado para 21 de junho ) , o Sol deslocou-se suficientemente para leste de Sírio e permite pela primeira vez no ano que a estrela seja vista no Céu antes da alvorada . Diz-se então que Sírio “nasceu heliacamente” .
A cada dia que passa  após seu  nascimento helíaco , a estrela parecerá levantar-se mais cedo e permanecer  por mais  tempo no céu  antes que seu brilho  seja  oculto pelo Sol nascente .

No Antigo Egito o “nascimento helíaco” de Sírio coincidia aproximadamente com as inundações  fertilizadoras do Nilo e o começo do Solstício de Verão . Esta associação  “estrela – rio – solstício” foi  tão  significativa a ponto de  a efeméride ser adotada como o início de um novo ano egípcio .

Oeste e Leste na Esfera Celeste

O astrônomo amador , geralmente  autodidata , encontra às vezes certa  dificuldade em entender os termos Oeste e Leste na Esfera Celeste .
De maneira muito singela pode – se dizer o seguinte :
os astros a Oeste do Sol , precedem – no seu movimento diurno e  portanto   “nascem antes” e “deitam-se antes”  dele .
Por sua vez , os astros a Leste do Sol seguem - no   no seu movimento diurno e  “nascem após”  e se “põem” após ele .

Ano Sótico

O Ano Sótico é intervalo de tempo entre dois nascimentos helíacos de Sírius , igual ao ano sideral de 365.25 dias . 

Sírio e os rituais funerários egípcios

Sírio desaparece dos Céus durante 70 dias antes de surgir no nascimento helíaco e segundo os sacerdotes egípcios estaria  em Duat   ,o mundo subterrâneo . Os embalsamadores egípcios demoravam iguais 70 dias para  preparar um corpo para os funerais . “A linguagem do ciclo estelar parece corresponder á linguagem do rito funerário” ( Edwin C . Krupp em  “No Rastro de Antigas Astronomias”) .     


Reformas calêndricas

O calendário solar egípcio baseado no ano sótico
 sofreu uma correção pelos romanos  apenas em 46 a.C. ( Calendário Juliano ) , sob o imperador Júlio César  . Em 1582 , o papa Gregório XIII  reformou este calendário e  implantou um novo , ( Calendário  Gregoriano ) , usado até hoje pela maioria das  nações .

Nenhum comentário:

Postar um comentário