segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ALINHAMENTOS ASTRONÔMICOS AZIMUTAIS - TEXTO - POSTAGEM 66

ALINHAMENTOS ASTRONÔMICOS AZIMUTAIS

O construtores da Civilização Megalítica foram capazes de  desenvolver um método de observação astronômica que os habilitou a indicar os pontos do nascer e do por do Sol , da Lua e de outros astros , ao longo do horizonte .
A Civilização Megalítica ou Cultura Megalítica da Europa foi uma civilização pré-histórica ( circa 4.800 a.C.) e pré-literata que nos legou grandes monumentos de pedra ( megalitos) dispersos através daquele continente .
O complexo arquitetônico de Stonehenge na Inglaterra , é certamente a mais conhecida das realizações  desta notável civilização .
 À falta de adequado  instrumental  mecânico  e óptico , os astrônomos pré -  históricos observavam a olho nu o horizonte para determinar  o progresso de certos ciclos astronômicos . Para tal fim , eles precisavam de um  ponto  de permanência e um local de observação .
O astrônomo poderia marcar com uma estaca o necessário ponto fixo para ver o Sol nascer   ou    de ocultar  atrás de um ponto de referência distante ( e.g. pico de uma montanha ) .
No Hemisfério Norte , cada dia à medida que o solstício de Verão se  aproximava , o Sol parece por-se à direita do ponto de referência  e, por sua vez, cada dia os astrônomo move a estaca para a esquerda para manter o alinhamento correto entre o pico da montanha  e o por do Sol . A posição mais a esquerda da estaca assinala a posição e o tempo do alinhamento do  solstício .
Os alinhamentos astronômicos azimutais (em função das posições do nascer ou do pôr dos astros, em relação ao horizonte  nos equinócios, solstícios e pausas lunares)  são materializados :
 - quer através da posição de elementos do próprio monumento megalítico ,
 -  quer dos monumentos entre si , quando múltiplos ,
 -  quer ainda da relação espacial entre estes e certos elementos da paisagem natural ( montanhas ou outros acidentes geográficos circunvizinhos  ) .

O que é um azimute

Um azimute ( do árabe “as – sumut” =  rumo ) é uma direção expressa em graus ,variando  entre 0 gr. e 360 gr. A direção de 0 gr. corresponde ao Norte e aumenta no sentido direto dos ponteiros do relógio .

Tipos de  azimute

Há 3 tipos de azimute :
1-  Magnético ( medido a partir do Norte Magnético da bússola )
2-  Geográfico ( medido a partir do pólo norte geográfico )
3-   Cartográfico ( medido a partir do Norte cartográfico )
Os arqueoastrônomos avaliam os alinhamentos   medindo o azimute da estrutura estudada e a altitude do horizonte à sua frente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário