quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A ITAQUATIARA DE INGÁ , NA PARAÍBA

A ITAQUATIARA DE INGÁ , NA PARAÍBA

A Pedra Lavrada ou  a Itaquatiara de Ingá se encontra às margens do rio de mesmo nome , tributário do rio Paraíba , seis quilômetros a jusante da sede do município  homônimo , no interior da Paraiba . Ingá situa – se  a noventa e sete quilômetros de João Pessoa , capital do Estado e a trinta e nove quilômetros da cidade de Campina Grande .
        As coordenadas a geográficas do local são : 7o 16’ 04” de latitude sul e 35o 36’ 46” de longitude oeste.
Itaquatiara é um vocábulo de origem tupi ou nheegatú composto por itá = pedra e quatiara = gravação,pintura, escrita , escultura ou inscrição (ita + kwati - ara ) . Em Botânica , Ingá , do tupi i – ga , é o nome comum a várias arvoretas da família das leguminosas mimosáceas .
O município de Ingá se situa no agreste acatingado (caatinga litorânea) , zona de transição entre a estreita planície litorânea atlântica  e as escarpas orientais do Planalto da Borborema , no agreste .
Naquele local clima  é seco , pois os ventos alísios , após atravessarem  o angustiado litoral , rapidamente perdem ali parcialmente  sua umidade ; a evaporação e a insolação são intensas e a temperatura oscila entre 22o C e 34o C .
Não obstante a aridez do ambiente, é  pitoresco o local onde se situa a itaquatiara , com os juazeiros de folhagem perene salpicando de verde o cinza dos pedrouços por onde o Ingá corre levemente encachoeirado.
Ali , na face leste de um grande bloco de gnaisse que divide este  rio em dois braços , há um conjunto de exóticos e intrigantes  desenhos insculpidos em meia-cana e emoldurado superior e horizontalmente  por uma  sucessão de mossas  ( depressões hemisféricas ) . Este "painel vertical"  ostenta figurações de seres humanos ( antropomorfas ), animais ( zoomorfas ) , plantas (fitomorfas ) e geométricas  ( círculos , espirais , retângulos ), etc. No  topo plano deste bloco  há também ,embora em menor número , outras   inscrições ( círculos concêntricos  , mossas , etc.) .
Este rochedo mede grosseiramente 16 metros  de comprimento e na sua parte mais elevada atinge 3 metros e 70 centímetros .
Às margens do braço esquerdo do Ingá , sobre uma laje que lhe serve de leito , em ângulo diedro com o monólito acima , se encontra um conjunto de representações estelares , que formam o que chamamos de "painel horizontal" da itaquatiara.
Nas margens do braço direito do Ingá , uma série de “caldeirões” – covas circulares  e de paredes lisas – resultantes de erosão hídrica , apresentam no seu interior algumas inscrições .
Os glifos da itaquatiara de Ingá foram interpretados por diferentes estudiosos  como símbolos gregos paleográficos , hieróglifos da Ilha da Páscoa  dos  egípcios , dos  hititas , dos  fenícios  etc.; os adeptos das teses de Erich von Daeniken ( “Eram dos Deuses Astronautas ?” )  , acreditam que as inscrições ingaenses são prova material do contato entre alienígenas e silvícolas brasileiros  na pré-história .
Há alguns anos tornamos pública nossa versão sobre o significado  dos glifos do painel vertical da Pedra do Ingá ( “Uma Nova Interpretação das Itaquatiaras do Ingá”, em  “O Estado de S.Paulo”, 8.4.84 ) e publicamos um pequeno livro sobre o assunto (“Os Astrônomos Pré – Históricos do Ingá” , Editora  Ibrasa , 1987, São Paulo ) .
 Dizíamos então : “Parece-nos que as figuras insculpidas no painel vertical da itaquatiara do Ingá  são desenhos estilizados das constelações zodiacais principalmente, e de outras ,vistas na latitude local durante o ano” .
Nossa interpretação se amparava no fato de que , entre outros , uma sobreposição de aquelas  inscrições   sobre um planisfério celeste , desenhado à escala , mostrava uma coincidência razoavelmente aceitável  entre ambos .
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário