domingo, 17 de outubro de 2010

GLIFOS ESPIRAIS E A ITAQUATIARA DO INGÁ - Texto 10



Uma espiral , na Matemática , é uma curva aberta que descreve  várias voltas em torno de seu centro , aproximando-se ou afastando-se dele segundo o sentido ( horário ou anti - horário ) , em que se percorre a curva .
Para os esotéricos , a espiral , um dos mais importantes símbolos universais , representaria  o arquétipo do  Cosmos  e simbolizaria  o processo evolutivo do Universo . Para algumas civilizações as espirais significariam o ciclo nascimento – morte – renascimento tal como acontece com o Sol que nasce a cada manhã , morre a cada noite e renasce na manhã seguinte .
As inscrições rupestres  espiraladas  são   encontradas universalmente , mas entre os arqueólogos não há  um consenso sobre o que possam exatamente significar . Estas figuras certamente tinham um sentido específico  para os povos  do Megalítico ( na Europa , entre 4.800 e 1200 a.C ) que as confeccionaram , significação esta que , infelizmente , teria se perdido  ao longo do tempo .
Os petróglifos  espirais podem ser encontrados isolados , reunidos  em pares  , em trios ou em  mais números ; seus braços ao partir do centro podem se abrir em sentido horário ou anti-horário .
O formato em espiral  é um padrão frequente em vários elementos e fenômenos da  Natureza  ( cursos d’água , correntezas , remoinhos d’água e de vento , ciclones , etc. ) . Nos Reinos Vegetal e Animal formações  em espiral observam-se  em plantas ( pinhas ) , moluscos (conchas) , fósseis de amonites , etc . No Homem  , no ouvido interno  acha-se a  cóclea ,  uma estrutura espiral ; certo padrão  da nossas  impressões  digitais é espiralado .
Universalmente , mas sobretudo na Eurásia e Japão,
as cobras  foram simbolizadas por espirais .   
No Cosmos encontram – se macro - estruturas espiraladas : as galáxias .
Adeptos das hipóteses de Erich Von Däniken (  “Eram os Deuses Astronautas ? ” ) acreditam  que alguns petróglifos   espiralados , inclusive aqueles de Ingá , representariam a nossa galáxia ; isto  indicaria que avançados conhecimentos   astronômicos  teriam sido transmitidos  por extraterrestres aos terráqueos , na  Pré – História .   
 Alguns arqueoastrônomos  aceitam  certas  espirais rupestres como figurações  do Sol , dos Equinócios e / ou dos Solstícios . 
Para determinados   esotéricos  , as espirais seriam símbolos  da   viagem espiritual do interior para o exterior ou de  uma ponte  entre Universos  de dimensões diferentes .
Parece , portanto ,  não haver uma significação única ou um  simbolismo universal para as espirais , mas um significado   variável , segundo   os povos e as épocas em que foram feitas .

Espirais em vários países , inclusive no Brasil

Nos Estados Unidos , os petróglifos em espiral estão  habitualmente localizados  no Arizona , Arkansas , Califórnia, Novo México e Utah .
No Estado de Ohio encontra-se a maior representação de uma serpente do mundo ( c.1070 d.C.) , o  “ Great Serpent Mound”   ( monte  artificial de terra ) com 366 mt . de comprimento ,  sob a  forma de uma cobra  que engole um ovo . A cabeça do ofídio é representada por um triângulo e a sua cauda por espirais .  
Em Chaco Canyon , Novo México (EUA) , um feixe  de luz do sol do meio-dia , projetado  por  uma fenda  de uma laje , ilumina e divide vertical e simetricamente um petróglifo em  espiral , no solstício de verão do Hemisfério Norte .
Em vários  países europeus , os petróglifos em espiral geralmente são encontrados próximos a dolmens , as construções  megalíticas  tumulares coletivas do Neolítico (  V milênio a.C. -  III milênio a.C.) .
Na República da Irlanda , encontram-se   as famosas espirais “célticas” (  3.300 a.C. - 2900 a.C.)  na entrada do  túmulo megalítico de Newgrange ,  bastante conhecido por arqueólogos e turistas . Anualmente , a  câmara sepulcral e o corredor que lhe dá acesso são  iluminados pelos raios do  sol nascente no solstício  de dezembro ( solstício de inverno para o Hemisfério Norte) , num evento que atrai centenas de visitantes .
Formas espiraladas também estão presentes na cerâmica da cultura  minóica ( 2.700 a.C . – 1.450 a.C .) na Ilha de Creta e no capitel das colunas gregas da ordem jônica .
Motivos decorativos em  espirais  são fartamente usados  na arquitetura do  Barroco ( 1580 – 1756 ) . 
        No Peru , no deserto de Nazca , entre as figuras desenhadas entre 200 a.C e 700 d.C. e estudadas pela arqueóloga alemã Maria Reiche ( 1903 – 1998 ) , encontra-se aquela de um símio , cuja cauda é representada por espirais .
No Brasil , as espirais como elementos decorativos  encontram – se pintadas nos utensílios cerâmicos  da Civilização  Marajoara ( 400 d.C. - 1.400 d.C.) .


As espirais da itaquatiara de  Ingá
       
Na itaquatiara de Ingá , os  petróglifos em espiral encontram-se no painéis vertical e horizontal . 
No painel vertical , há dois glifos espiralados ; o menor deles encontra-se à esquerda do conjunto de inscrições  e seus braços têm um sentido horário; um  outro , maior , contido num círculo e cujas espirais abrem-se em direção anti - horária , situa-se  num bloco mais destacado  e  à direita  do citado conjunto .
        No painel  horizontal , no seu segmento  mais setentrional observa-se com muita dificuldade , uma desgastada espiral gravada  muito superficialmente no granito .
        Nosso ponto de vista é que as espirais de Ingá , uma vez  que estão inscritas em painéis com representações estelares , obviamente  devem ter uma conotação astronômica , mas cuja significação mais  precisa ainda nos escapa .








       




Nenhum comentário:

Postar um comentário