segunda-feira, 18 de outubro de 2010

GLIFOS DO TOPO DA ITAQUATIARA DO INGÁ - TEXTO 11


       
No topo plano do monólito de Ingá , a inscultura principal é composta por três círculos concêntricos seccionados simetricamente por um  sulco reto , alinhado no sentido noroeste – sudeste .  O diâmetro do círculo maior é de 60 cm.
A extremidade noroeste deste  sulco termina com uma depressão circular ; partindo de sua extremidade sudeste ,  uma série de 26 mossas esféricas  dirige – se  obliquamente em direção ao  painel vertical , como que interligando estes conjuntos de glifos .
Um outro glifo , oblongo , em de forma de clava , com cerca de 1 m de comprimento , parte da superfície do  topo em direção ao painel vertical ; suas extremidades são rombas e aquela inferior é mais larga  que a superior . 
 Esta última  figura é sulcada  horizontalmente por 8 traços que a dividem  em pequenos quadrados ; uma série de minúsculas depressões puntiformes  encontra-se no exterior e interior do glifo.
A erosão( esfoliação de lamelas ) no topo da itaquatiara  é muito intensa e lamentavelmente ,  outros glifos  locais   estão no limite da percepção visual .












Nenhum comentário:

Postar um comentário