quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ESCORPIÃO E A ITAQUATIARA ( PAINEL VERTICAL ) - POSTAGEM 44



O Escorpião (Scorpius) , a nona constelação zodiacal é uma das poucas constelações que se assemelha  à figura que representa  ; originalmente as estrela que equivaliam  às pinças ( “garras” ) do Escorpião dirigiam -se para Virgem , mas atualmente  estas  pertencem  à  Balança.
Escorpião é uma das mais antigas constelações identificadas e  registradas  na História da Astronomia . Na Babilônia ( 5.000 a .C . - 550 a . C . ) ela era chamada Mul . Gir . Tab , literalmente , " aquele ser com um ferrão que queima ( arde ) , numa inequívoca alusão ao artrópode .
Segundo os helenos , Escorpião foi o animal enviado por Artêmis (Diana ) para ferroar e matar  Órion ; para evitar novos conflitos ,  os deuses do Olimpo colocaram ambos separados nos céus .  Quando Escorpião descamba a oeste , Órion começa a  levantar – se no ponto oposto , a leste , tal como se observa astronomicamente .     
Escorpião exibe  16  estrelas  visíveis a olho nu ; sua  alfa é Antares – a  rival de Ares   ( Marte ) que representa o “coração” do aracnídeo ; seu brilho rubro semelhante ao planeta vermelho destaca-a imediatamente , sendo a estrela mais vermelha de todo o céu . Três estrelas marcam a “cabeça” do Escorpião  e além de Antares , destacam-se  Deschubba na frente e Shaula e Lesath   no “ferrão” , em cujas proximidades  observam – se a olho nu os aglomerados M 6 e M 7 .
A posição desta constelação ao longo da projeção do Equador Celeste ,  nos céus faz com que ela seja percebida a partir de todos os locais habitados da Terra . A cauda de Escorpião aponta para o Hemisfério Celeste Sul .
Em  134 a . C . Hiparco registrou o aparecimento de uma Nova em Escorpião , que abalou o  conceito aristotélico  de um Firmamento imutável e eterno ,  onde não poderiam surgir novas  estrelas .
O sol percorre as estrelas de Escorpião entre 23  e 30 de novembro ; de 30 de novembro a 18 de dezembro o Sol desloca-se em Ofiúco , considerada por esta razão  como a décima terceira constelação zodiacal .
A melhor visibilidade de Escorpião ocorre em Julho ; neste mês ,  para um observador situado no Hemisfério Norte ela é percebida  baixa , próxima  do horizonte sul . Para nós , do Hemisfério Sul , ela é vista bem alta nos céus .




Nenhum comentário:

Postar um comentário