quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

VÊNUS - GENERALIDADES - POSTAGEM 87

VÊNUS , GENERALIDADES 
  
Depois da Lua , Vênus é o astro  que se encontra mais próximo da Terra .
Vênus gira em torno do Sol segundo uma órbita quase  circular e por isso a distância entre ambos  varia muito pouco .
A distância angular entre ambos os astros ,  no auge do afastamento ( elongação) , é de 48 graus . Nessa ocasião Vênus precede ou se segue ao Sol nascente ou poente por cerca de 3 horas .  .
Terra e Vênus ficam a uma distância mínima entre si quando este  último  se encontra entre o Sol e a Terra , o que acontece em períodos de 584 dias . Nestas ocasiões Vênus  aparece como uma estrela brilhante , bem alta  sobre o horizonte .
Vênus – um planeta interior - é o segundo planeta do Sistema Solar , em ordem de distância  do Sol e situado entre Mercúrio e Terra .
Este planeta é o único astro – com exceção da Lua e do Sol – que pode ser visto durante o dia , a olho nu . Os Maias fizeram inúmeras registros sobre o aparecimento diurno de Vênus .
No céu noturno , Vênus difunde uma luz branco – amarelada , que só é visível logo após o crepúsculo ou pouco antes do nasceer do Sol .

As “Estrelas” Vespertina e Matutina  

Os atrônomos da Antiguidade pensavam que a Estrela d’Alva e a Estrela Vespertina eram  dois astros diferentes . Para os gregos , quando visto de manhã , o planeta era chamado Phosphoros ou Eosphoros ( Lúcifer , em Roma )   e , à noite , Hésperos ( Vesper , em Roma ) . Mais tarde chegou – se à conclusão que eram aparições de um mesmo astro
        Vênus é um planeta ligeiramente menor que a Terra e  considerado com nosso “planeta gêmeo” . Observado ao telescópio , Vênus exibe fases semelhantes às da Lua . Na “fase cheia”  Vênus se encontra à maior distância da Terra e quando dela se aproxima , vai – se tornando aparentemente mais delgado . Quando está o mais próximo possível do nosso planeta , volta – lhe o hemisfério não – iluminado .
Conjunção Inferior e Conjunção Superior
A  Conjunção Inferior ocorre quando um planeta interior ( Vênus )  está   alinhado entre a Terra e o Sol . A Conjunção Inferior equivale à fase de Lua Nova do ciclo lunar .
Nos chamados “trânsitos de Vênus” , o planeta – que se encontra entre a Terra e o Sol – é visto passar diante do disco solar , o que ocorre 4 vêzes em cada 243 anos .
A Conjunção Superior acontece quando  este mesmo planeta estiver atrás do Sol , isto é , num alinhamento Terra , Sol e Vênus . Este tipo de Conjunção equivale à fase de Lua Cheia do ciclo lunar .
Período Sinódico e Ciclo de Vênus
Vênus precisa de 225 dias para orbitar  em torno do Sol , mas visto da Terra , ele parece demorar 584 dias  para ir uma de um ponto a este do Sol e voltar à mesma posição , o que se chama de período sinódico . Na sua órbita em torno do Sol , Vênus parece “ultrapassar” a Terra a cada 584 dias e nessas ocasiões ele muda de “Estrela” Vespertina” visível após o por do Sol , para “Estrela” d’Alva” observável  antes do nascer do Sol .
O Período Sinódico ( Ciclo de Vênus )  transcorre da seguinte maneira :
8 dias de ausência ( Conjunção Inferior ) , + 263 dias como Estrela d’Alva , + 50 dias de ausência ( Conjunção Superior ) , + 263 dias como Estrela Vespertina = 584 dias
O  Ciclo de Vênus era especialmente significativo para os Maias porque este planeta tinha um enorme influência psicológica sobre eles  e estava associado à guerra . Este período , devidamente  considerado pelos sacerdotes  – astrônomos , indicaria as datas mais propícias  ( geralmente aquelas das Conjunções ) para o início dos combates ( “Star Wars” ) . Sacrifícios de seres humanos eram ofertados no primeiro aparecimento de Vênus , após a Conjunção Superior . O evento menos auspicioso e mais temido do ciclo venusiano era  o nascimento helíaco de Vênus , após a Conjunção Inferior .


Nenhum comentário:

Postar um comentário