quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

SIR NORMAN LOCKEYER E O ANTIGO EGITO - TEXTO - POSTAGEM 76

SIR NORMAN LOCKEYER  E O ANTIGO EGITO

Sir Joseph Norman Lockeyer ( 1836 – 1920 )  
foi um renomado cientista inglês , professor de Astronomia e fundador da respeitada publicação científica “Nature” . Ele é considerado o “Pai da Arqueoastronomia”.




Em 1890 ,  durante uma viagem à Grécia , Lockeyer teve sua atenção despertada pelo alinhamento leste – oeste de vários templos antigos .
As  suas pesquisas  sobre o alinhamento astronômico dos templos egípcios , vieram  à luz com a publicação do livro “The Dawn of Astronomy” , em 1894 .
De volta à Inglaterra , dedicou – se ao estudo da conotação  astronômica de Stonehenge e em 1906  publicou “Stonehenge and Other British Monuments Astronomically Considered" .
Na Terra dos Faraós  , Lockeyer fez visitas regulares a vários templos egípcios para investigar a sua orientação astronômica e concluiu que muitos deles estavam alinhados com os astros e que tinham a dupla finalidade de servirem como centro cerimonial religioso e  observatório astronômico .
De uma maneira genérica , os templos por ele  visitados tinham ao longo do seu maior eixo  uma extensa   e estreita passagem que permitia que os raios do Sol ou de um outro astro , atingissem   o santuário no fundo da mesma , apenas numa certa data do ano e em mais nenhuma outra .
Lockeyer concluiu que uma concepção adequada destes templos permitiria ao egípcios  calcular o ano tropical com a precisão de 1 minuto , ou seja ,de um décimo milésimo de ano !
No Egito , os  alvos de estudos astronômicos  de Lockeyer foram Karnac ( onde se destaca o Grande Templo de Amon – Rá )  , Luxor , Heliópolis e Abydos . 

Precessão e novos alinhamentos de templos

O alinhamento astronômico de um monumento ou templo com um determinado astro seria definitivo se não houvesse o fenômeno da Precessão .
A Precessão altera os azimutes e a hora do nascer dos astros numa estação do ano , de modo que , uma edificação rigorosamente alinhada com o Sol ou uma estrela deixaria de sê – lo , após alguns séculos . Perdendo a funcionalidade astronômica , o templo teria de ser abandonado ou reconstruído sob novo e correto alinhamento . Lockeyer constatou acréscimos  para correção do desvio , em várias edificações .
Estes “realinhamentos” poderiam sugerir  que os antigos egípcios conheciam a Precessão , muito  antes do astrônomo grego Hiparco de Nicea ( 190 a.C. -120 a.C. ) a quem é creditada a descoberta do fenômeno . Alguns outros astrônomos discordam , dizendo que a constatação de  um fenômeno não implica automaticamente na sua imediata  interpretação e exata compreensão  . Trata –se de um assunto ainda em discussão .

Nenhum comentário:

Postar um comentário