quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

VÊNUS E O "EL CARACOL MAIA" - TEXTO - POSTAGEM 88


        Observado desde a Terra  , Vênus parece mover-se de modo caprichoso , aparecendo como Estrela da Manhã  ( Estrela d’Alva / Estrela Matutina ) , desaparecendo e reaparecendo como Estrela Vespertina ( Vesper / Hesperus ) . Isto levou alguns astrônomos  antigos a considerar tais aparições como dois astros diferentes , o que  não aconteceu com os Maias , cientes que eram aspectos distintos de um mesmo astro : Vênus .
Estudos etno – históricos indicam que os meso – americanos em geral  consideravam a influência do planeta Vênus como decididamente  funesta , sobretudo quando nascia heliacamente .

Dados observacionais a olho nu

Vênus é um planeta , mas alguns astrônomos  da Antiguidade consideravam – no como uma estrela , certamente porque ele é o objeto puntiforme a olho nu mais brilhante dos Céus , mais luminoso que as estrelas Sírio,Veja e Arcturo .

Vênus como é um planeta interior  parece oscilar em torno do Sol  e  graças à sua órbita quase circular , varia pouco na sua distância do Sol . A distância angular entre o Sol , Terra e Vênus no auge do afastamento  é de 47 graus .Nesta posição , Vênus precede ou se segue ao  Sol nascente ou poente por cerca de 3 horas .

Para um observador voltado para o horizonte leste ,
Vênus surgirá logo ao nascer do Sol e a cada cada dia que passa  o planeta  nascerá um pouco mais cedo , um pouco mais alto e brilhará de modo mais intenso  até  ser ofuscado pelo Sol . Depois , este padrão se  inverterá e Vênus se levantará  cada dia mais tarde , até que não nascerá  de maneira alguma .

Ciclo Venusiano

Convencionalmente conta – se o Ciclo Venusiano a partir de sua Conjunção Inferior do planeta . O nascimento e poente de Vênus como Estrela da Manhã leva 263 dias , após o que ,  durante  os próximos 50 dias e desaparece completamente dos Céus .
Então , Vênus reaparece no céu noturno como Estrela Vespertina  onde permanecerá por mais outros 263 dias antes de desaparecer por mais 8 dias , no final dos quais reaparece como Estrela da Manhã , reiniciando todo o ciclo .
Este ciclo completa –se portanto  em 584 dias ( 263 dias de Estrela da Manhã  ,  + 50 dias de ausência +263  dias de Estrela Vespertina , + 8 dias de ausência .
Este ciclo venusiano também é conhecido como Perído Sinódico de Vênus ( 584 =263 + 50 + 263 + 8 ) .

Período Sinódico de Vênus

O período sinódico de Vênus equivale a 2.920 dias terrestres ( 5 x 584 dias  = 2.920 dias) . Dividindo –se 2.920 dias por 365 dias do nosso ano encontra-se 8 ( 2.920dias /365dias = 8 ) . Os astrônomos maias deduziram que os movimentos de Vênus repetiam-se a cada 8 anos terrestres .
Conjunção Terra , Vênus  e Sol
Uma conjunção de  Vênus ocorre quando este planeta , a Terra e o Sol estão alinhados numa reta .
Há dois tipos de conjunções venusianas  , superior e inferior . A conjunção superior ocorre  segundo um alinhamento Terra  - Sol - Vênus ; aquela inferior acontece com o alinhamento Sol – Vênus - Terra .
Obviamente , a  partir da Terra não é possível observar Vênus nas conjunções , porque naquela superior ele está no lado oposto do Sol e na inferior situa –se   entre a Terra e o Sol .

O Observatório Astronômico Maia “El Caracol”.

“El Caracol” parece ter sido um edifício maia quase que exclusivamente dedicado à observação de Vênus . O acesso à torre de observação , a parte mais elevada desta construção , é feito através de uma estreita escada em espiral que lhe  emprestou o nome Caracol .
A torre de observação foi construída de modo que permitisse uma visão sem obstruções dos entornos ( céus e horizonte ) acima das altas copas das árvores do Iucatã .
A longa escadaria na frente de “El Caracol” aponta para 27.5 graus ao norte do oeste  , um alinhamento com o poente solar do Solstício de Verão e o poente mais extremo ao norte , de Vênus . Uma diagonal traçada entre os ângulos nordeste – sudoeste da base do “El Caracol”  aponta para o nascer do Sol no Solstício de Verão e o poente solar          no Solstício de Inverno . As três fendas verticais restantes da semi – arruinada torre de observação apontam para as posições extremas de Vênus mais ao norte e mais ao sul , para o poente solar no Equinócio e para o Sul Magnético ou Astronômico .
Vários pesquisadores acreditam que o notável Código de Dresden teria sido elaborado pelos astrônomos de “El Caracol”, em torno do 11º ou do 12º século d . C . 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário