domingo, 19 de dezembro de 2010

CALENDÁRIO EGIPCIO - TEXTO - POSTAGEM 91


CALENDÁRIO EGIPCIO

O calendário usado atualmente no Ocidente é um calendário solar baseado na duração do ano tropical ,  o tempo decorrido , por exemplo , entre um certo Solstício de Verão e o seguinte .
O imperador romano Júlio César ( 100 a.C. – 44 a.C.)
foi o responsável pela introdução deste calendário na nossa Civilização em 45 a.C., tendo incumbido desta tarefa  o astrônomo , Sosígenes de Alexandria . Na época da  pré – reforma Juliana , o ano romano consistia de 12 meses , com um total de 355 dias , mais  um ano intercalar de 377 ou 378 dias .

Calendário Lunar

No Egito Antigo , na fase protodinástica ,usava – se um Calendário Lunar  baseado nos ciclos das fases lunares ( lunações ) .
        Após um certo tempo , os egípicios  se deram conta que o Ano Lunar , era muito difícil de manter – se  ajustado ao  ciclo das estações do  ano solar e seu uso no dia- a - dia  tornou-se cada vez mais pouco prático  , incômodo e insatisfatório .
Como há cerca de 12 lunações ( meses sinódicos )
durante o ano solar , este período é conhecido como Ano Lunar e dura 354.37 dias .






Ano Lunar

O Ano Lunar baseado nos 12 meses lunares , tem  11 dias a menos  que o Ano Tropical  de modo que o fim do Ano Lunar  chegava antes do término  do Ano Solar . Havia também inconveniências de ordem prática , tais como defasagens para as épocas e plantio e colheitas . Com efeito , um Calendário Lunar se dissocia das estações por 11 ou 12 dias a cada Ano Solar . A razão disto é o fato de que os números de  dias do ano solar não são exatamente divisíveis pelo número de lunações anuais ( 365 / 12 = 30 , 41) .
A maioria dos Calendários Lunares eram de fato Calendários Luni-solares , com meses intercalares ( inseridos , interpostos ) para sincronizar os ciclos lunares com as datas de  início das estações do ano solar .
        No início do 3º milênio antes de Cristo , a necessidade de usar um calendário mais simples e mais confiável  , estimulou  os egípcios a introduzir  o Ano Civil ,   baseado no Calendário Solar ou  Tropical .

Calendário Solar
       
        Em torno de 2.773 a.C., o Caldendário Lunar egípcio foi substituído pelo Calendário Solar , para finalidades civis . Contudo , para as efemérides religiosas foi mantido o Calendário Lunar .

Ano Civil Egípcio

O Ano Civil  adotado durava 12 meses e cada um deles tinha  30 dias e mais 5 dias extras , complementares   ( epagomenais , do grego epagein = acrescentar ) totalizando  exatos  365 dias .
Mas a verdadeira duração do ano tropical ou solar  é de 365 ¼ dias , e embora soubessem do erro de um quarto de dia , tudo indica que os egípcios nada fizeram para saná – lo . A omissão de um quarto de dia extra levava o Calendário  Civil  a não coincidir com as estações .
Quatro anos após o nascimento helíaco de Sírio ( que marcava o 1º dia do ano ) , esta estrela levantava-se heliacamente  no 2º dia do ano . Após 8 anos , no 3º dia  e depois de 12 anos , no 4º dia  e assim por diante . Portanto  havia a defasagem de 1 dia a cada 4 anos .
Contudo , diz-se , que os egípcios estavam satisfeitos e toleravam esta defasagem  , porque , depois de 1.461 anos civis os calendários voltavam “naturalmente” a coincidir , ajustando – se automaticamente .
Apenas quando o Egito foi dominado pelos romanos , sob Júlio César , um 6º dia epagomenal foi adicionado a cada 4 anos ao Calendário Civil egípcio , para ajustá –lo ao novel Calendário Juliano . O calendário egípcio de então já acumulava uma defasagem de 80 dias .

Pequeno glossário

Ano Sóthico

O Ano Sóthico , intervalo entre dois nascimentos helíacos de Sírius/Sothis  dura 365,25 dias ou mais precisamente 365,25641 dias . Mas , como já foi dito ,  na computação do Ano Civil egípcio de 365 dias , não havia , dias intercalares para mante – lo sincronizado com o Ano Sóthico .

Ciclo Sóthico

O intervalo de tempo de 1.461 anos  tem o nome de “Ciclo Sótico” porque Sóthis é o nome grego para Sírius . No  Ciclo Sótico  há uma sincronização entre o Ano Solar Civil de 365 dias e o Ano Sóthico  de 365,25 dias , após 1.461 anos .

Ano Tropical

Nosso calendário está calibrado pelo Ano Tropical ou Ano Solar , relacionado ao movimento de revolução da Terra  em torno do Sol , tendo como referência as estações . Sua duração é 365,2422 dias solares médios ou 365d 5h 48m 46s . O Ano Tropical é discretamente  menor que o Ano Sideral  ; esta  diferença  se deve à Precessão da Terra .

Ano Sideral

        O Ano Sideral é o período de revolução da Terra em torno do Sol , tendo como referências as estrelas  e não mais as estações . Sua duração é 365,2564 dias solares médios ou 365d 6h 9m 10s . O espaço de tempo entre dois nascimentos helíacos de Sírio / Sothis equivale a um ano sideral .

Nenhum comentário:

Postar um comentário