quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

V ÊNUS E OS MAIAS - TEXTO - POSTAGEM 89



VÊNUS E OS MAIAS

Os Maias , cuja Era Clássica situa –se entre   300 d.C. – 800 d.C , desenvolveram simultaneamente  vários calendários . Um dos calendários religiosos  , chamado Tzolkin tinha um ano de 260 dias . O calendário civil , chamado Haab , tinha um ano de 365 dias .O mínimo múltiplo comum (MMC)  de 260 dias  e de  365 dias é 18 . 980 dias ou 52 anos Haab ou 73 anos Tzolkin .
Havia um outro calendário religioso baseado no ciclo de Vênus.  É possível que os maias soubessem  mais sobre a astronomia deste planeta  que as civilizações contemporâneas  de outros Continentes . Eles observavam   obsessivamente os deslocamentos de Vênus  pelos céus e talvez considerassem- no  mais importante que o Sol .
Vênus na língua maia era Chak – Ek’; a estrela d’Alva era Ah-Chicum e Lamat , a estrela Vespertina .  
O calendário religioso baseado nos movimentos cíclicos de Vênus servia aos sacerdotes  -  astrônomos  na  escolha  da ocasião mais propícia  para eventos importantes tais como sacrifícios , coroações e início de guerras .
No Códex de Dresden há seis  páginas dedicadas à precisa localização de Vênus em seu ciclo celeste .
.




Os códices são os quatro únicos documentos escritos pelos Maias que escaparam à destruição pelos espanhóis . Eles são conhecidos pelo nome dos locais onde foram conservados e arquivados ( Dresden , Madri , Paris e Grolier ) . 
A  data do nascimento helíaco de Vênus, deveria ser especialmente temida e haveria  uma justificada  preocupação com quando e onde ele  poderia aparecer logo depois de estar oculto pelo Sol .
Os Maias fizeram a olho nu  uma minuciosa ,   precisa e completa observação sobre a aparição de Vênus como Estrela da Manhã , Estrela Vespertina  e os intervalos de seus  desaparecimentos por trás e pela frente do Sol .
Vênus precisa de 225 dias para orbitar  em torno do Sol, mas visto da Terra , ele parece demorar 584 dias  para ir uma de um ponto a este do Sol e voltar à mesma posição ,o que se chama de período sinódico .Na sua órbita em torno do Sol , Vênus parece “ultrapassar” a Terra a cada 584 dias e nessas ocasiões ele muda de “Estrela” Vespertina” visível após o por do Sol , para “Estrela” d’Alva” observável  antes do nascer do Sol . 
              Como Vênus se encontra mais próximo do Sol do que a Terra , ele pode ser visto aproximadamente na mesma direção do Sol . Vênus atinge seu brilho máximo algumas horas antes da alvorada ou depois do ocaso, sendo por isso conhecido como a estrela da manhã ( Estrela d'Alva ) ou estrela da tarde ( Vésper  ) .
Vénus é sempre mais luminoso  que as estrelas mais brilhantes ,  com o que o planeta pode ser visto facilmente quando o Sol está baixo no horizonte .
À medida que se move em sua órbita , Vênus apresenta , à visão telescópica , fases como as da Lua.
Conjunção Inferior e Conjunção Superior
A  Conjunção Inferior ocorre quandos os planetas interiores ( Vênus e Mercúrio )  estão  alinhados entre a Terra e o Sol .
A Conjunção Superior acontece quando  estes mesmos planetas estiverem atrás do Sol , isto é , num alinhamento Terra , Sol e planeta .
Ano Venusiano e Terrestre
              Os maias estavam muito interessados nas várias combinações numéricas de datas obtidas por associação   entre os diferentes tipos de calendários que usavam simultâneamente .

              Os ciclos de Vênus considerados pelos maias  eram de dois tipos : um deles era o ano venusiano sinódico médio de 584 dias.

              Eles  estudaram a comensurabilidade do ano venusiano e daquele de 365 dias que também usavam .
Oito anos vagos correspondem exatamente a 5 anos venusianos ou 2.920 dias . Após 2.920 dias Vênus regressa ao mesmo lugar no céu quase na mesma época do ano .
               Outro  ciclo venusiano considerado   era  um “grande ciclo “ de 37.960 dias  ( o mínimo múltiplo comum - MMC ) do calendário Tzolkin  e o ano venusiano , igual a 104 anos calêndricos .

              A procura e a tentativa  em estabelecer uma  correlação entre os anos de Vênus e os da Terra podem  ter levado os maias , conscientes dos números , a observar tão cuidadosamente este planeta . Neste aspecto , os maias se comportavam mais como os babilônicos , também mais interessados em cálculos numéricos  do que  como os gregos , mais envolvidos com a geometria da Astronomia . 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário