quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VÊNUS E UXMAL - TEXTO - POST 282

 VÊNUS E UXMAL  



Uxmal , um dos mais conhecidos sítios arqueológicos do México ,   localiza-se na península de Yucatã . Entre os seus tesouros arquitetônicos destacam - se :  a Pirâmide do Adivinho , o Palácio do Governador  e o Quadrilátero das Freiras .


O complexo de Uxmal oferece um rico acervo de grande interesse arqueoastronômico .


Palácio do Governador

O Palácio do Governador / Palacio del Gobernador / Governor’s Palace , ( nome dado pelos espanhóis ), realmente nunca teria sido usado como  residência real  e tudo indica que esta espetacular construção fora uma escola para  sacerdotes- astrônomos e um observatório de Vênus . O local teria o objetivo de  fazer observações e cálculos para a ocasião de colheitas e datas para  celebrações  , quando Vênus nascia no horizonte .

A maioria das construções em Uxmal tinha um alinhamento de 14 graus a  oeste do eixo norte ( norte verdadeiro )  - sul . O  Palácio do  Governador destoa  desta orientação com suas  longas paredes  orientadas para a parada /pausa  sul de Vênus em 750 a.D. À cerca de 6 km dali a elevação de Nophat assinala  28° 13' Sul do Leste , uma posição extrema de Vênus .

Uma linha de visada a partir do Palácio  quase perfeitamente intersecta  o ponto de nascimento de Vênus , próximo do Solstício de Inverno .

Os mesmos glifos de Vênus desenhados  no Códice de Dresden  adornam a fachada do Palácio . A iconografia do edifício indica a sua orientação para o nascente sul de Vênus .


Quadrilátero das Freiras

O Quadrilátero das Freiras / Cuadrilatero de las monjas / Nunnery Quadrangle  - nome dado pelos espanhóis -  é uma das mais elaboradas construções  de Uxmal  e  possivelmente foi palácio do governante maia . Este conjunto  consiste de 4 edificios retangulares com 74 quartos . O exterior e o interior dos 4 lados da edificação   são cobertos por finos lavores neles  esculpidos .  Na fachada do Quadrilátero há glifos de Vênus  e grupos de 584 x’s ,


Pirâmide do Adivinho


 A Pirâmide  do Adivinho / Casa Del Adivino / Piramid of the Magician , a mais notável construção maia da Península de Iucatã se destaca como única por seus lados arredondados , considerável altura , vertentes muito inclinadas e uma especial base elíptica .


Na edificação desta  Pirâmide os maias seguiram  sua prática tradicional de agregar  novas estruturas às já existentes . Tal como ela é hoje , a Pirâmide do Adivinho   resulta da superimposição de 5 templos .


A Pirâmide  do  Adivinho   domina o centro do complexo urbano de Uxmal . Ela está localizada no lado oriental , com sua face ocidental voltada para o Quadrilátero das Monjas  . Sua  escadaria ocidental está direcionada para o sol poente no Solstício de Verão .     

Postagens anteriores sobre o tema :
“Vênus e os Maias” , postagens # 70 e # 89 .                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário