segunda-feira, 19 de setembro de 2011

MONTE ALBÁN , O SOL E A ESTRELA - TEX-POST 288

MONTE ALBÁN , O SOL E UMA ESTRELA





Monte Albán é um importante sítio arqueológico situado no  estado de Oaxaca , México . Trata-se de uma das mais antigas cidades pré-hispânicas , tendo sua construção se prolongado por um perído de 2.000 anos ( 500 a.C . – 1521 d.C. ) .



Os elementos arquiteturais que primeiro saltam à vista em Monte Albán são  a Praça Principal e os Complexos das Plataformas Norte e Sul , alinhados segundo uma linha norte – sul .

Destacam – se também em Monte Albán , o Campo de Jogo de Bolas , Estelas ,Túmulos e os Edifícios  J e P .



Edificio J



Esta construção por suas características únicas , sempre foi considerada como “enigmática”, por ter forma de seta , não mostrar quaisquer ângulos retos entre suas paredes e aparentemente não ter qualquer funcionalidade .



Estudos arqueoastronômicos sobre  Edifício J



Uma linha perpendicular a partir do Edifício J ,  aponta para o ponto no horizonte onde a estrela Capella (Alpha Aurigae / Cocheiro ,  de 1ª grandeza e a 6ª mais brilhante do Céu )  se levanta heliacamente . Simultaneamente  nesta data ,  a passagem zenital do Sol  pode ser observada  no Edíficio P através de um tubo vertical .



Estudos arqueoastronômicos sobre o Edifício P



O  Edificio P fica no lado leste  da Praça Principal  e em frente ao centro cerimonial , o que indica sua importância na vida de Monte Albán .

A perpendicular do aro do portal  do Edifício J que aponta para o nordeste , passa pelo meio do Edifício P .  Na metade  da escadaria desse edifício , precisamente alinhada com a vertical , existe uma câmara com um estreito poço perpendicular que sobe até os degraus superiores .

Esta chaminé servia como um tubo  para observar a passagem zenital do Sol , que ocorria precisamente com o nascimento helíaco de Capella , que nesse tempo era em 9 de maio .   



Interação dos Edifícios J e P



A interação astronômica  dos Edifícios J e P de Monte Albán , pelo visto ,  criava uma espécie de “calendário arquitetônico” uma espécie de “relógio solar e estelar” , sincronizando o nascimento helíaco de Capella com a passagem zenital do Sol .  



Tema correlato : “PASSAGEM ZENITAL DO SOL NO ANTIGO MÉXICO” – POST . 258


Nenhum comentário:

Postar um comentário