sábado, 3 de setembro de 2011

HIEROFANIA NA MESOAMÉRICA - TEXTO - POST 271


HIEROFANIA NA MESOAMÉRICA







A  palavra  “hierofania” ,  a “manifestação do divino”   assim definida pelo mitólogo  Mircea Eliade ( 1907 – 1986 )  , é usada por alguns arqueoastrônomos no sentido literal de  ,  “iluminação do sagrado” .



Neste contexto específico , a hierofania ocorre  quando  se  conjuga a Arquitetura com a Astronomia (por exemplo : posição do  Sol )  para se produzir  um jogo de luz e sombra numa efeméride importante , e somente nela .



Os  três   espetáculos mais notáveis  da hierofania na Mesoamérica podem ser  apreciados  en Chichén Itzá ( no Iucatã ) ,  Malinalco ( 100 km ao sul da Cidade do México e Xochicalco ( 38 km a sudoeste de Cuernavaca ).




Malinalco



Em Malinalco , no  día do Solsticio de Inverno , no  momento em que o  Sol  atravessa o meridiano local , seus  raios  penetram  pelo vão  da  entrada em forma de fauces de serpente e iluminam a cabeça de uma  águia lavrada  no centro do recinto. Neste día se celebrava “a descida  de Huitzilopochtli ( Deus da Guerra )  ao Mundo .


ChicénItzá


Em  Chichén Itzá , no dia do Equinócio  ,  em  “El Castillo”, se forma uma sucessão  de triângulos de luz delineados pela sombra projetada pelas 9 estruturas  do edifício, sobre a balaustrada da  escadaria norte . O jogo de luz e sombra desenha   o corpo luminoso de uma serpente cuja cabeça com as fauces escancaradas  se encontra na  base do corrimão . Neste dia , se  comemora a descida do Deus Kukulcán ou Quetzalcóatl ( representado como uma serpente) à  Terra.



Xochicalco

Em   Xochicalco ,  uma caverna natural foi  ampliada por escavação e ligada à superfície  por um túnel vertical .

Em 14 – 15 de maio e 28 – 29 de julho , o Sol em suas passagens zenitais  , ilumina perpendicular e espetacularmente   através da  chaminé  o interior da caverna .



Postagens anteriores ligadas ao tema :



1 – Passagens Zenitais do Sol no Antigo México – Postagem 258 .

2 – A Descida do Deus Kukulcán  em Chichén Itzá – Postagem 236 .


















Nenhum comentário:

Postar um comentário