domingo, 31 de julho de 2011

A DESCIDA DO DEUS KUKULCAN EM CHICHEN -ITZA - P.236

A DESCIDA DO DEUS KUKULCAN EM CHICHEN - ITZA











Chichén Itzá  é uma famosa  cidade arqueológica maia localizada no estado mexicano de Iucatã que funcionou como  relevante  centro  político e econômico da civilização maia ( 2.000 a.C. – 900 d.C.) .

O nome Chichén-Itzá   significa " pessoas que vivem na beira da água".

Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 d.C. e 455.d.C.; em 1988  foi declarada Patrimônio Cultural  da Humanidade , pela Unesco .

Chichen Itza é famosa por abrigar inúmeras outras notáveis estruturas arquitetônicas  além do Templo de Kukulcan , tais como o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas ,  o Campo de Jogos dos Prisioneiros , etc .

Kukulcan



Kukulcan foi o deus supremos do panteão  maia , divindade dos 4 elementos ( Terra , Fogo , Ar e Água ) ,criador do Universo , da Ressureição e da Reencarnação . Segundo os toltecas ele foi um mestre divino que lhes  ensinou as leis , a pesca , a arte de curar , o calendário e a agricultura . Ele teria surgido do oceano e desaparecido em seguida .

Kukulcan na língua maia significa “Serpente Emplumada” e sob o   nome de Quetzalcoatl ( Pássaro Serpente ) , foi venerado pelos astecas ( 1325 d.C. – 1521 d.C. ) .



Pirâmide ou Templo  de Kukulcan ( “El Castillo” )

        A Pirâmide ou Templo de Kukulcan (“ El Castillo” ) foi o último  e , sem a menor  dúvida , o mais grandioso de todos os templos da civilização maia .  El Castillo ( “O Castelo” , em espanhol ) foi erguido pelos maias entre o  e IX e XII  séculos d.C.

Sua estrutura   de  forma geométrica piramidal , conta com nove níveis ou patamares quadrados ,  quatro fachadas principais , cada uma com uma escadaria central , que  conduz a um patamar superior com um  templo.

 Cada uma das suas faces alinha-se com um dos pontos cardeais . Esculturas de Serpentes Emplumadas descem pelas laterais da balaustrada do norte .

        Cada  uma dos quatro escadarias  tem 91 batentes cujos números somados e adicionados a 1 , referente  à plataforma do topo equivalem a  365  ,  número idêntico dos dias do calendário civil Haab .

Os Solstícios  e a pirâmide de Kukulcan

Durante os primeiros minutos do amanhecer  do Solstício de Junho ( Verão no  Hemisfério Norte) e durante um período de 15 minutos, a pirâmide de Kukulcán é iluminada nas fachadas NNE e ESE pelos raios do sol, enquanto as fachadas ONO e SSO permanecem na obscuridade . Desta maneira , metade da pirâmide permanece iluminada e a outra metade  permanece na escuridão ,assinalando  com este simbolismo o momento exato do Solstício.

Este efeito de luz e sombra ocorre de modo  semelhante durante o Solstício de Dezembro (Inverno no Hemisfério Norte) , mas no entardecer as fachadas iluminadas são a ONO e SSO , enquanto as fachadas NNE e ESE permanecem na obscuridade . O fenômeno é devido à orientação de +/- 20° com referência ao norte geográfico, e a latitude  onde se encontra situada a pirâmide.

Os Equinócios e a Pirâmide de Kukulcan . A descida da Serpente Emplumada

Ao por-do-sol  nos Equinócios de Primavera e de Outono,( respectivamente 21 de março  e 23 de setembro para o Hemisfério Norte ) ,   observa-se no balaustre  da escadaria NNE   7 triângulos isóceles luminosaos invertidos , gerados pela sombras projetadas pelas  9 plataformas da pirâmide . 

O conjunto de luz-e-sombra evoca a imegem de uma grande serpente . A impressão visual é de uma grande serpente composta que desce para a base do templo .

 Finalmente , com o passar do tempo os   últimos raios do Sol   projetam  – se na “cabeça” da Serpente Emplumada que se encontra na base da escadaria .

Este fenômeno  pode ser observado aproximadamente durante um período de cinco dias nas datas mais próximas aos Equinócios . Os maias realizavam uma série preparatória  de atos litúrgicos  durante quatro dias e o quinto dia era motivo de grande celebração. Possivelmente  era na “língua” da Serpente onde se colocavam as diversas oferendas ao deus Kukulcán .

Atualmente milhares de turistas reúnem –se anualmente  em frente ao Templo de Kukulcan para assistir o inesquecível  espetáculo de sombra -  e -  luz . Em nossos tempos , os primeiros registros fotográficos datam da década de 40 , feitos pela fotógrafa  Laura Gilpin 

Hierofania  no Templo de Kukulcan ?

A hierofania ( do grego , hieros = sagrado + faneia = manifesto  )  consiste   na manifestação do divino ou sagrado através do profano . A hierofania propicia  aos  espectadores reunidos num centro cerimonial  uma poderosa experiência mística ou religiosa .

Pode – se aceitar a “descida da Serpente Emplumada”  como uma hierofania ?

Sim , pois parece que isto é o que aconteceu em Chichen Itza  , graças à  conjunção dos conhecimentos  de astronomia e de arquitetura  dos maias .



.








Nenhum comentário:

Postar um comentário