quinta-feira, 21 de julho de 2011

CONGRESSOS DE ASTRONOMIA HÁ 13 SÉCULOS EM COPAN - TEXTO - POST 228

CONGRESSOS DE ASTRONOMIA HÁ 13 SÉCULOS

EM COPAN





Copan   é uma antiga cidade pré-colobiana( séc .  V – séc.IX ) no extremo oeste de Honduras , próximo da Guatemala e  o maior sítio arqueológico  do “Período Clássico” da civilização maia . Nesta  cidade encontram-se “estelas” , monumentos feitos em pedra ( líticos ) em um único bloco com inscrições e pictografias .

Muitos estudiosos consideram  Copan como a  "Alexandria das Américas "


A história da civilização dos maias está sendo escrita graças à decodificação das estelas por eles erguidas a cada katum ( 20 anos ) , registrando os principais eventos ocorridos no período .


Em Copan existem 38 das mais belas e notáveis estelas    maias ao lado de complexos de pirâmides , praças e palácios .

Copan ocupou desde cedo  o primeiro lugar no domínio da astronomia maia e mesoamericana em geral .Contando com notáveis astrônomos , não é surpreendente que Copan ,durante o século VIII tenha sido o palco de congressos de astronomia que reuniam representantes de outras cidades maias .

Ultrapassando de longe em precisão todos os calendários até então utilizados por outras civilizações contemporâneas ,inclusive a ocidental,o ano  tropical maia tal como era então calculado pelos sacerdotes - astrônomos de Copan – 365;2420 dias – é de uma aproximação surpreendente , se considerarmos que não difere dos cálculos mais atuais por três milésimos de dia por ano.

No ano de 756 d.C. na Stella M se encontrou  pela primeira vez registros de eclipses com a ordenação de luas em grupos de 5 e 6 No ano de 763 d.C. o Templo 22 foi dedicado a Vênus com as  correspondentes correções do período sinódico venusiano .

O Templo 11 provavelmente estava dedicado à elaboração de  tabelas dos eclipses .

Em 699 d.C.  a lunação foi determinada em 29,53020 dias em Copan e  em  Palenque em   29.53086días – O cálculo atual é de 29,53059 dias .

Em 763 d.C. em Copan a revolução sinódica de Vênus  com uma correção de menos de 1 dia a cada 6.000 anos foi de 583,92 – o mesmo o valor usado atualmente.
Congressos de Astronomia em Copan
A necessidade de reajustar ou reformar os calendários maias pode ter sido o motivo de um Congressos de Astronomia em Copan realizado em 763 d.C.
O evento  foi comemorado com a construção do Altar Q ,  diante do Templo 16 , um monumento de pedra ,  quadrado , onde estão representados os 16 sacerdotes - astrônomos participantes , 4 em cada lado .
No Altar T de Copan , observam-se representações de  figuras humanas agrupadas numa reunião semelhante .

Nenhum comentário:

Postar um comentário