quinta-feira, 19 de maio de 2011

MITRAISMO & CRISTIANISMO - TEXTO - POST 208

MITRAÍSMO E CRISTIANISMO  



Acredita – se   que os responsáveis pela introdução do culto de Mitra ( Mitraismo ) , no Império Romano  tenham sido os legionários que serviam  nas  suas guarnições das fronteiras orientais ( 71 d.C.) .

Em finais do século II, o Mitraismo já estava amplamente difundido no exército romano , bem como entre comerciantes, funcionários e escravos . Gradualmente ,  Mitra converteu-se no símbolo do poder , autoridade e triunfo dos imperadores . Numerosos templos (“mithraea” )  foram erguidos  nas guarnições  das fronteiras e dentro do próprio  Império Romano .

Aos poucos ( finais do século III ) , surgiu   um sincretismo entre a religião de Mitra e certos cultos solares de procedência oriental , que confluiu   na religião do Sol Invictus .

Em 25 de dezembro de 274 , o imperador romano Aureliano ( 214 – 276 ) decretou  a religião do Sol Invictus como oficial e proclamou o Deus - Sol como o principal padroeiro do Império ,  dedicando - lhe um templo no “Campus Martius” ( Campo de Marte ) . Muitos romanos passaram então  a professar simultaneamente o Mitraismo e a Religião do Sol Invictus .

No entanto, este período representou o começo do fim do Mitraismo , provocado pelas perdas territoriais que o Império Roma  sofreu em consequência da invasão dos povos bárbaros . A concorrência do Cristianismo , apoiado por Constantino ( 272 – 337 ) , tirou ainda mais praticantes   do Mitraismo .

Gradualmente , o Cristianismo substituiu o Mitraismo ( século IV ) até se converter na única religião permitida com Teodósio (379-395) . Finalmente ,  o mitraísmo foi abolido oficialmente  em 391, sendo provável que a sua prática , embora inibida  , tenha continuado por  várias décadas .

Apenas  durante o século IV é que o nascimento de Cristo começa a ser celebrado pelos cristãos ,até então  a sua principal festa era a Páscoa .

Significados culturais e religiosos do Sol Invictus

Em várias culturas ancestrais pagãs  o Solstício de Inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes adotados no Natal atual .

 O Solstício de Inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão.

Os povos pagãos  da Europa pré-cristã , tinham grande ligação com esta efeméride .

 Alguns monumentos como Stonehenge , foram  construídos de forma a estarem orientados para o por do sol do solstício de inverno e nascer do sol no solstício de verão

Entre os romanos , também nesta época comemorava-se festivamente  a Saturnália , em homenagem a Saturno / Cronos , deus da Agricultura ; convém lembrar que o Império Romano era naquela época ,  uma sociedade agrícola .






Nenhum comentário:

Postar um comentário