segunda-feira, 9 de maio de 2011

COMETAS NA ITAQUATIARA DO INGÁ - TEXTO - POST 198

COMETAS  NA ITAQUATIARA DO INGÁ .



Os cometas ,  astros de mau agouro .



Os cometas possivelmente devem ter impressionado  profundamente os homens da Antiguidade graças à sua raridade , intenso  brilho ,  aparecimento e desaparecimento súbitos , enorme tamanho aparente e rápidos  deslocamentos misteriosos nos céus , fora da Eclíptica . 

Seu estranho esplendor seguramente transformou-os universalmente em objeto de reverência  e de temor .

 As aparições cometárias , quase sempre associadas ao mau agouro e consideradas prenunciadoras de catástrofes naturais e de desgraças humanas ,  induziram  pânico e histeria ao longo da História ; o aspecto espetacular da passagem de certos cometas  causou  forte impacto sobre os homens  motivando-os a registrar o seu aparecimento , desde a pré - história .

Etimologia

A palavra “cometa”  deriva do latim “cometes”,  através do grego “aster  kometes”  = “estrela com cabeleira” ( uma referência à cauda do cometa ) , um termo atribuído ao filósofo grego  Aristóteles ( 384 a.C. - 322 a.C.) .

Partes de um cometa



Os cometas em sua essência , são corpos celestes pequenos , frágeis e comparados a um  bola de neve suja ,uma mistura de água , gases congelados e partículas ; eles são divididos em 3 partes :



- Núcleo ou cabeça , com até alguns quilômetros ,  é  formado por um aglomerado de rochas cobertas por um manto de moléculas congeladas .



- Coma ou Cabeleira : transparente , envolve o núcleo , é  composta por gás e partículas ,  estendendo – se  por  até 200.000 quilômetros .



- Cauda : rastro luminoso formado por partículas e gases ; sua direção é de oposição radial   ao Sol . 



Quando um cometa atinge sua  menor distância do Sol seu núcleo se inflama e adquire um brilho extraordinário ;  a cauda assume dimensões gigantescas de até dezenas de milhões de quilômetros . Uma chuva de meteoros geralmente ocorre quando a Terra passa pela órbita de um cometa .       

        Os cometas têm  origem nos confins do Sistema Solar ,  na Nuvem  de Oort e somente aqueles com trajetória elíptica são periódicos  pois ela  trazem-nos para bem perto do Sol e os lançam para além da órbita de Plutão .

 O cometa Halley , o mais notável  dos cometas de períodicidade curta  ( inferior a 200 anos ) nos visita   a cada 75 / 76 anos .



Cometas na Pré-História



Uma inscrição num machado de pedra do neolítico encontrado em  Lhanice, na Morávia (Tcheco- Eslováquia ) , é tida como uma das mais remotas representações pré – históricas de um cometa .( V.reprodução anexa , adiante ).

 No Oriente Médio , o primeiro  escrito sobre um cometa é aquele de 1140  a . C , na Babilônia .

No Extremo   Oriente , o primeiro registro cometário  é 2316 a .C , registrado   nos Anais Astronômicos Chineses . 



Cometas n a História Antiga



Em tempos históricos os primeiros registros cometários ocidentais são atribuídos  aos caldeus , egípcios , gregos e romanos . Aristóteles ( 384 a . C – 322 a . C ) acreditava que os cometas fossem “fenômenos da atmosfera terrestre” , mas o filósofo romano Sêneca ( 4 a .C – 65 d . C ) considerava-os “corpos celestes”.

A descoberta do Brasil coincidiu com o surgimento de um cometa de longa cauda , possivelmente o Halley , que, no dia 21 de abril de 1500, foi visto contra  a constelação de Aquário  e observado por João Emeneslau ( “mestre João” ) astrônomo da esquadra de Cabral.

O aparecimento simultâneo de dois cometas impressionou  profundamente o último imperador azteca Montezuma II ( c.1466 – 1520 ) e seus súditos que interpretaram – no como um dos prenúncios do fim da sua civilização , o que realmente aconteceu  com a Conquista Espanhola em 1521 .



Cometa Halley



Por ocasião da passagem do Halley  , em 1986 ,  o Museu Britânico exibiu tabletes babilônicos com registros muito precisos sobre seu aparecimento  em 164 a . C . e  87 a . C ; igualmente este cometa  foi registrado pelos chineses em 240  a. C.  e  na famosa  Tapeçaria  de  Bayeux , que comemora a conquista normanda da Inglaterra , em 1066 .

Os estudos astronômicos  científicos sobre os cometas , começaram apenas em 1472 , com Johannes Mueller ( Regiomontanus) , quase dois séculos após Aristóteles .



Iconografia de cometas



A Astronomia Pré – Telescópica findou em 1609 , quando Galileu Galilei ( 1564 – 1642 ) , construiu uma luneta e apontou-a para os Céus . 

Um exame da iconografia cometária da Europa  daquela época evidencia que a figurações de cometas era basicamente representada por uma estrela da qual partia uma longa  cauda .

As legendas que acompanhavam tais ilustrações majoritariamente  se referiam ao cometa como  “stella”   ( em latim , “estrela”  ) ,  Na famosa Tapeçaria de Bayeux ( 1066 d.C. - França ) que registra a passagem de um cometa ( possivelmente o Halley ) , há uma legenda  “Isti Mirant Stella”( “Estes contemplam uma estrela” ) .  

  

Cometas na Pré – História do Brasil



Entre nós , no norte da  Bahia , no município de Xique - Xique , foi encontrada uma pintura rupestre de 1,63 metro , na Toca ou Gruta do Cosmos , que representa um cometa não - identificado , segundo a arqueóloga Maria da Conceição  Beltrão .



Cometas na itaquatiara do Ingá



Na itaquatiara do Ingá  , acreditamos que certos    glifos podem ser  figurações de cometas ; nas páginas seguintes reproduzimos as figuras destas insculturas .

Acreditamos que grande parte das mossas ou depressões hemisféricas desta itaquatiara , representa as estrelas . Se apelarmos para o artifício de substituir estas  mossas   por ícones estelares , obteremos as figuras estampadas páginas mais  adiante .

        Se esta nossa leitura ou transposição for correta ,poderíamos dizer que os astrônomos do Ingá viam e figuravam os cometas como uma estrela  brilhante e isolada , à frente de um cortejo de várias outras estrelas de menor luminosidade ( V. gráficos anexos ) .












Nenhum comentário:

Postar um comentário