domingo, 22 de maio de 2011

CONSTELAÇÔES EQUINOCIAIS E SOLSTICIAIS TEXTO POST 211

CONSTELAÇÕES SOLSTICIAIS E EQUINOCIAIS



Ocasionalmente , temos nos deparado em alguns textos com as expressões “Constelações Solsticiais” e “Constelações Equinociais”. Que e quais são tais constelações ? Recordemos a propósito , brevemente , os Equinócios e Solstícios .



1 – Equinócio de Março



Por volta de 20/ 21 de março, o Sol , em sua trajetoria ascendente pela Eclíptica ,  cruza o Equador Celeste , rumo ao Hemisfério Celeste Norte .Esta data  assinala   o Equinócio de março, começo da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul . Dias e noite têm igual duração .

Nesta data o Sol está em Peixes (Pisces) com  AR=0 h e Decl =  0 gr.

.

2 – Solstício de Junho



Por volta de  21 de junho , o Sol em sua trajetória ascendente pela Eclíptica atinge o seu máximo afastamento ao norte do Equador Celeste . A data  marca o Solstício de Junho .  em Gêmeos ( Gemini)  RA 6h e 23 ½

Nesta data   começa o Inverno no Hemisfério sul e o Verão no Hemisfério norte. Portanto, é o dia mais longo e a noite mais curta no hemisfério norte e o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério sul.

Nesta data o Sol está em Gêmos ( Gemini) com AR-6h e Decl= 231/2 gr .

3 – Equinócio de Setembro



Em 22 / 23 de Setembro, o Sol cruza o Equador Celeste em sua trajetória desendente pela Eclíptica  rumo ao Hemisfério Celeste sul , marcndo   o Equinócio de setembro, começo do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul . Dias e noites têm igual duração .

Nesta data o Sol está em Virgem com AR=  12 e Decl= 0 hr.



4 – Solsticio de Dezembro



Em 21/22  de dezembro o Sol em seu trajeto descendente pela Eclíptica atinge o maior afastamento ao sul do Equador Celeste . A data  assinala o Solstício  de Dezembro, quando começa o Inverno no Hemisfério Norte e o Verão no Hemisfério sul. Portanto, é o dia mais longo e a noite mais curta no hemisfério sul e o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério norte .

No Solstício de Inverno do Hemisferio Norte os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Câncer  No Solstício de Verão no Hemisferio Sul , os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio

Nesta data o Sol está em Sagitario ( Sagittarius ) com AR= 18 h e Decl = 23 ½ hr..

Pelo exposto ,

as Constelações Equinociais são :

- Peixes ( Equinócio de março )  

        - Virgem ( Equinócio de Setembro )

As constelações Solstíciais são :

-  Gêmeos ( Solsticio de junho ) e

-  Sagitário  ( Solsticio de dezembro ) .


Nenhum comentário:

Postar um comentário