terça-feira, 8 de março de 2011

LEÃO ( LEO) NA ITAQUATIARA - TEXTO - POSTAGEM 128

LEÃO ( LEO )  NA ITAQUATIARA DO INGÁ

        Nos primórdios da Humanidade  acreditava – se na influência meteorológica dos astros . Assim , às estrelas vistas no verão   foram atribuídos os calores da estação estival ; aquelas outras observadas no outono foram consideradas como “chuvosas” , etc . Praticava – se portanto , uma espécie de “ astrologia meteorológica”.
A figura de um  leão  foi associada simbolicamente  ao Sol pelas antigas  civilizações da Mesopotâmia e do Egito , há cerca de 5 mil anos .  Naquela época ,  passagem do Sol pela constelação de  Leão ( Leo )   assinalava o Solstício de Verão , coincidente com as cheias fertilizadoras do Nilo ( atualmente , graças à Precessão Equinocial , este fato  não mais ocorre ) .
A constelação de  Leão  , segundo os antigos  gregos , representa o mitológico animal da Neméia que foi estrangulado por Hércules ; primitivamente ela  incluía estrelas de Câncer e da Cabeleira de Berenice que figurava como a ponta da cauda da fera .

Astronomia

A constelação de Leão pertence ao Hemisfério Celeste Norte e como é seccionada pela Eclíptica , é considerada como constelação zodiacal ; ela está  situada entre Câncer ( Cancer ) e Virgem ( Virgo ) .
Sua coordenadas celestes são : Ascensão Reta ( AR) = 11 h e Declinação = + 15º . Ela é visísel nas latitudes terrestres entre + 90 e – 65 . Sua melhor visibilidade ocorre às 21 hr , em abril .
O Sol “percorre”   Leão entre 10 de agosto e 16 de setembro
As trinta  estrelas visíveis a olho nu  de Leão ( Leo )  evocam  a figuração de um leão rampante .
A cabeça do animal   é formada por um asterismo chamado a “Foice de Leão” que contorna a juba leonina . No cabo da “Foice”  está Regulus ( a alfa ) ou Basiliscos ( o Pequeno Rei )  que representa o coração de Leão ( Cor Leonis )  - uma estrela de cor azul – e uma das vinte estrelas mais brilhantes do Firmamento .  Como Regulus está quase sobre a Eclíptica , serve de guia para localizá –  la e por esta razão foi muito importante para a navegação . A anca da fera é representada por estrelas que se dispõem em triângulo retângulo . A brilhante Denebola ( beta ) marca a ponta   da cauda do felino .

A constelação de Leão na itaquatiara

Há um certo  glifo no painel vertical da itaquatiara do Ingá que presumimos ser uma figuração da constelação de Leão ( V. esquemas anexos ) .
Este glifo pode ser tentativamente descrito como composto por um sulco de convexidade inferior ; perpendicularmente à sua concavidade superior   existe um sulco vertical , unido por um sulco menor a uma mossa  . Esta depressão hemisférica acreditamos ser uma figuração da estrela Regulus ; o sulco lembra a forma do asterismo “A Foice” , desta constelação . Na extremidade inferior deste sulco  há 7 pequenas depressões circulares que poderiam representar as 7 estrelas visíveis a olho nu do citado asterismo , “A Foice” .



Nenhum comentário:

Postar um comentário