sexta-feira, 4 de março de 2011

AQUÁRIO E PEIXES NA ITAQUATIARA - TEXTO - POST.124

AQUÁRIO E PEIXES NA ITAQUATIARA DO
INGÁ

No painel vertical da itaquatiara do Ingá , há um certo glifo que admitimos ser uma provável representação conjunta  das constelações zodiacais de Áquário ( Aquarius ) e Peixes (Pisces ) . 
Aquário e Peixes  pertencem ambas  à região marítima celeste “ O Mar”,  da antiga Babilônia , assim denominada graças à presença ali de constelações vinculadas ao elemento hídrico , tais como Eridano ( o Rio ) , Peixe Austral ,  Baleia , Delfim e Capricórnio estes últimos , animais marinhos .
Antigamente na regiões do Mediterrâneo a estação das chuvas ocorria quando o Sol aparentemente se deslocava entre as estrelas destas constelações . Este fato induziu  certamente  à  crença errônea da relação direta entre os movimentos dos astros ( causa ) e os episódios meteorológicos ( efeito )  na Terra ; uma espécie de "Astrologia Meteorológica" . 
       
Aquário (Aquarius)

Astronomia

Aquário ( Aquarius )  , o Aguadeiro ou o Transportador de Água , situa-se no Hemisfério Celeste Norte , entre Capricórnio e Peixes .  Ela é visível nas latitudes terrestres entre +65º  e – 90º e sua melhor visibilidade ocorre em outubro, às 21 hr.
O Sol “percorre” suas estrelas entre 16 de fevereiro e 11 de março .

Iconografia

Na iconografia , Aquário geralmente  é representada por um mancebo  que verte a água de uma ânfora na boca de um peixe .
No asterismo  Jarro d’Água , o Jarro é formado por um “Y” ou um losango de estrelas e a Água é composta por várias delas que geram uma espécie de cascata cintilante . A estrela central do Jarro d’Água está quase sobre o Equador Celeste .
O Peixe Austral ou do Sul  ( Piscis Austrinus ) que recebe a água vertida por Aquário , é uma constelação independente ,  cuja alfa é Fomalhaut ( A Boca ou o Olho do Peixe ) , de primeira grandeza .


Mitologia  

Na Mesopotâmia ( 5.000 a.C.- 539 a.C.) Aquário era tido como o Deus Portador das Águas .
Para os antigos Gregos ( 776 a.C.-323 a.C. ) , Aquário simbolizava o  formoso e jovem pastor Ganimedes por quem Zeus se apaixonara  e seqüestrara  para o  Olimpo , para que servisse a Ambrósia ,  o manjar dos deuses que concedia a imortalidade .

Peixes  (Pisces )

Astronomia
A constelação de Peixes ( Pisces ) ,  está localizada no Hemisfério Celeste Norte  , entre Aquário , a oeste , e Carneiro ( Áries ) a leste .
Peixes - um asterismo extenso -  é  composta por 13 estrelas percebidas  a olho nu . Ela  é visível  nas latitudes terrestres entre  + 90º e - 65º e sua melhor visualização ocorre em novembro , às 21 hrs .
O Sol percorre  aparentemente suas estrelas entre 11 de março e 18 de abril . Durante este percurso , em 21 de março , o Sol atravessa o Equador Celeste em direção ao Hemisfério Celeste Norte , ocorrendo então  o Equinócio de Março que assinala o início da Primavera para o Hemisfério Norte e do Outono para o Hemisfério Sul .
Nesta data , que marca   também o início do Ano Astronômico , o Sol fica no zênite , no Equador geográfico , a caminho do norte , para o Trópico de Câncer .

Iconografia

Na iconografia , Peixes  é representada por  dois peixes ligados por cordas atadas às suas  caudas .
O Peixe Ocidental é formado por um asterismo  circular   chamado  “A Argola” . O Peixe do Norte  é representado por quatro estrelas de brilho débil. As cordas que ligam  os dois Peixes unem-se na  estrela  Alrescha ( Nó das Cordas ) .

Mitologia

Os persas ( 648 a.C. – 650 d. C ) viam em Peixes as imagens de dois  peixes míticos expelindo   do rio Eufrates um ovo gigante que dera nascimento à deusa  Atagartis . 
Na Grécia Antiga ( 776 a.C – 323 a.C) , Peixes remetia ao episódio mítico  em que Afrodite e seu filho Eros  transformaram-se em peixes para escapar da fúria do  monstro Tífon ; suas caudas foram então amarradas para que eles  não se separassem durante a fuga .

Aquário e Peixes na itaquatiara do Ingá
Na painel vertical da itaquatiara do Ingá , há um certo glifo -  de difícil descrição como seus congêneres – que   tem grosseiramente o formato de uma letra “T”. A barra superior deste “T” está representada por um conjunto de  linhas curvas dispostas horizontalmente . A linha perpendicular  do “T” é formada por um longo sulco de igual trajeto vertical ( v. fotos e desenhos anexos ) .
Como já foi dito , admitimos a possibilidade deste glifo ser uma representação conjunta das constelações de Aquário e Peixes .
Num dos esquemas anexos correlacionamos os prováveis  traçados de Aquário e Peixes na itaquatiara e as estrelas das citadas constelações . Haveria , segundo nossa interpretação , um ponto de fusão entre ambas , próximo do asterismo conhecido como  “A Argola” , do Peixe Ocidental ,  da constelação de  Peixes .
No glifo do Ingá , a  partir de “ A Argola” , há um longo sulco vertical que termina  numa extremidade inferior em forma de bulbo e que corresponderia astronomicamente ao “ Nó das Cordas” ( representado pela estrela Alrescha ) , ponto de união das faixas que unem  o Peixe do Norte ao  Peixe Ocidental .





Nenhum comentário:

Postar um comentário