domingo, 20 de fevereiro de 2011

SAGITÁRIO NA ITAQUATIRA - TEXTO - POSTAGEM 115

SAGITÁRIO E A ITAQUATIARA DO INGÁ

No painel vertical da itaquatiara do Ingá , ao lado  dos glifos que interpretamos como representações das constelações de Virgem ( Virgo) , Balança ( Libra ) e Escorpião ( Scorpius ) , há um outro , que nos parece ser uma figuração da constelação de Sagitário ( Sagittarius ) .
Aquelas três primeiras constelações foram   abordadas nas Postagens 105 – 109 . 
O glifo , objeto do presente texto , consta de uma figura antropomorfa , desenhada em perspectiva frontal , que ergue ambos os braços ; seus  três   dedos das mãos estão à altura da cabeça .
Muitos  anos atrás , ouvimos  o festejado  pintor paraibano Raul Córdula Filho referir-se graciosamente a este glifo   como “ o Macaquinho” ; resolvemos  adotar este epíteto , embora creiamos  que se trata de uma figuração antropomorfa e não zoomorfa .

Astronomia da constelação de  Sagitário
       
Sagitário   significa  ,   aquele que está armado com arco e flecha (“sagitta”, em latim ) ou arqueiro .
A constelação zodiacal de Sagitário ( Sagittarius ) ,  limita –se ao norte com a Serpente ( Serpens ) ; o Escudo ( Scutum ) e Águia ( Aquila ) ; ao sul com a Coroa Austral ( Corona Australis ) e Telescópio ( Telescopium ) ; a oeste com Ofiúco ( Ophiucus ) e Escorpião ( Scorpius ) ; a leste com Capricórnio ( Capricornus ) e Microscópio ( Microscopium ) .
Sagitário pertence ao Hemisfério Celeste Sul , estando situada a  19h de ascensão reta (A.R) e a 25º de declinação sul .
Esta constelação  é percebida  nas latitudes terrestres entre + 55º e – 90º e está  bem visível  nos Céus de  agosto , às 21,00 hr . 
Suas estrelas são “percorridas” pelo Sol  entre 17 de dezembro e 20 de janeiro ; portanto ,  nesta  constelação se situa  o Solstício de Verão  para o nosso hemisfério ( 22 . dez .) . 
Na região de Sagitário há cerca de 15  estrelas visíveis a olho nu e embora  não se  observe  nenhuma estrela de primeira magnitude , ela é  abundante em nebulosas e aglomerados estelares .
        Sagitário  exibe três asterismos interessantes : o Arco e a Flecha do Arqueiro,o Bule de Chá e a Caneca de Leite ; entre as estrelas alfa e zeta encontra-se a Coroa Austral ( Corona Australis ) formada por estrelas dispostas em semicírculo . Na  direção de Sagitário encontra – se o núcleo de nossa Galáxia , o ponto em torno do qual giramos no Universo .

Mitologia de Sagitário  

Para os povos Mesopotâmicos ( 5.000 a.C. – 539 a.C. ) a constelação de Sagitário simbolizava o terrível  Nergal , deus das guerras , das doenças , da  morte e Senhor dos Infernos .
Segundo  os antigos gregos ( 776 a.C. – 323 a.C ) as estrelas de Sagitário representavam a figura do centauro Quíron , que , diferentemente de seus semelhantes ,bebia moderadamente , era gentil , sábio e culto ; por isso    tornara-se mestre de personagens notáveis tais como Hércules e do médico Esculápio
Numa trágica disputa por uma ânfora de vinho entre os centauros e Hércules , este matou muitos deles e   involuntariamente flechou mortalmente  Quíron , que não participava da refrega . Zeus , que presenciara o infausto  acontecimento e comovido com o pesar  de Hércules , imortalizou  Quíron , levando – o aos céus , transformado numa constelação .

Iconografia de Sagitário

Nos desenhos de Johan Hevelius ( 1611 – 1687 ) ,
em “Uranographia”( 1690  )  , Sagitário é representado por  um centauro que ,  com um arco retesado está  prestes a disparar  uma seta que  estaria  apontada para   a rubra estrela Antares ( rival de Ares / Marte ) , o “coração” do maligno  Escorpião .

Sagitário na itaquatiara de Ingá
       
Parece – nos  que , no painel vertical da itaquatiara de Ingá , a constelação de Sagitário poderia estar representada  por  um glifo antropomorfo , o “Macaquinho”  ( ver fotos e desenhos  ) .
        As linhas que unem as principais estrelas de Sagitário assumem a forma de um “Y”, asterismo   que poderia ter servido de base ( substrato astronômico ) para esta pictografia ; nela se percebe , como já dissemos , uma figura humanóide  com os braços erguidos e com três  “dedos” à altura da cabeça .
Na Carta Celeste exibida , observa –se que Sagitário está a oeste de Escorpião ou à esquerda  da mesma , no painel vertical da itaquatiara .

O “Macaquinho” ,  vítima da erosão

        Até alguns anos atrás era possível observar os “olhos”   do “Macaquinho” ,  tal como se constata  em fotos  e desenhos antigos  utilizados neste texto .  Atualmente eles não são mais percebidos ,  graças à erosão que transformou a cabeça do glifo  numa única depressão oval.
       







Nenhum comentário:

Postar um comentário