segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOSSA INTERPRETAÇÃO DA ITAQUATIARA DO INGÁ - TEXTO - POSTAGEM 109

NOSSA INTERPRETAÇÃO DA ITAQUATIARA DE INGÁ – PARTE I


No painel vertical da itaquatiara do Ingá , há um conjunto de três glifos que nos despertou  uma especial atenção . Esta tríade de petróglifos trouxe-nos à mente , a possibilidade de serem  figurações   estilizadas de três constelações zodiacais : Virgem ( Virgo) , Balança ( Libra ) e Escorpião ( Scorpius ) .
Estes glifos “suis generis” ,  como os demais  do Ingá , são obviamente de descrição muito difícil . Sua individualização não é fácil  porque , como são contíguos e contínuos , têm os limites recíprocos muito imprecisos e assim ,  neste trabalho tivemos de recorrer a um “desmembramento”   arbitrário .

Desenhos de Johann Hevelius

Na iconografia astronômica sobre as constelações  são notáveis os desenhos de  Johann  Hevelius ( 1611 – 1687 ) , em sua  “Uranographia”( 1690 ) . Alguns deles relacionados com o nosso tema , são aqui reproduzidos .
 

Astronomia , mitologia e iconografia de Virgem , Libra e Escorpião .

Virgem

A constelação da Virgem (Virgo) ,  é representada pela única figura feminina  do Zodíaco :  uma donzela  com um ramo em uma das mãos e uma espiga na outra . Também pode ser representada  como um figura alada ,  associada a Ceres  , deusa das colheitas ou a Têmis , deusa da Justiça .
Em alguns zodíacos ,Virgem era seguida pelas pinças de Escorpião (Scorpius ) , sem a figuração da Balança ( Libra) .

 Virgem é a segunda maior constelação de todo o firmamento ; sua estrela principal  Spica , é uma das vinte mais brilhantes dos céus .  Perto da Eclíptica , Spica  é notável porque foi observando-a que Hiparco descobriu a “Precessão Equinocial” .
  O Sol ao transitar em  Virgem   entre 16 de setembro e 30 de outubro , no dia 29 de setembro , assinala o Equinócio  de  Primavera  para nosso hemisfério .A  melhor visibilidade desta constelação  ocorre em  maio.

Balança

 Balança ( Libra ) ,  é a única do Zodíaco  que não representa seres animados . Nos primeiros Zodíacos as estrelas de Libra representavam as pinças de Escorpião ( “ as garras do sul e do norte” ). 
Acredita-se que o nome Libra ( Balança ) seria devido ao fato dela abrigar há 4 .000 anos , o equinócio  de setembro ,  numa alusão  à igual duração do dia e da noite , naquela data . Para   o astrônomo francês  Camille Flammarion ( 1842 – 1925 ) , o nome teria origem na quase idêntica grandeza de sua duas principais estrelas .
As  estrelas principais de Libra  dispõem-se sob a forma de um losango ; suas alfa e beta representam os pratos da balança .
Atualmente o Sol percorre a Balança    entre 30  de outubro e 23 de novembro ; sua melhor visibilidade ocorre em junho .
       

 Escorpião (Scorpius) , é uma das poucas constelações zodiacais  que se assemelha  à figura que representa . Originalmente , as estrelas  que correspondiam  às pinças ( “garras” ) do Escorpião dirigiam -se para Virgem , mas atualmente  estas  pertencem  à  Balança.
Segundo os helenos , Escorpião foi o animal enviado por Artêmis (Diana ) para ferroar e matar  Órion ; para evitar novos conflitos ,  os deuses do Olimpo colocaram ambos separados nos céus .  Quando Escorpião descamba a oeste , Órion começa levantar – se no ponto oposto , tal como se observa astronomicamente.
A estrela principal ( alfa ) de Escorpião   é Antares – a  rival de Ares   ( Marte ) que representa seu  “coração” ; ela é a estrela mais vermelha de todo o céu . Outras estrelas marcam a “cabeça” e o “ferrão” de Escorpião 
O sol percorre as estrelas de Escorpião entre 23  e 29 de novembro ; de 29  de novembro a 17 de dezembro o Sol desloca-se em Ofiúco ( Serpentário )  , considerada por esta razão , como a décima terceira constelação zodiacal . A melhor visibilidade de Escorpião ocorre em julho.

Imagens : fotos e desenhos    anexados :
Em anexo ao texto da postagem , juntamos  fotos e desenhos , tentando   uma exposição sucinta e objetiva
sobre  nossa interpretação dos glifos da itaquatiara do Ingá.

Postagem 108 – Foto e Imagens

P arte superior : fotos dos glifos do painel vertical da itaquatiara do Ingá e na parte inferior ,  desenhos dos destes mesmo glifos ; foram  realçados com tinta escura aqueles que , segundo o Autor , poderiam ser  figurações estilizadas de Virgem , Libra e Escorpião .
Postagem 107 – Imagens
Na fileira  superior : mapa astronômico  com as constelações de Virgem ( Virgo ) , Balança ( Libra ) e Escorpião ( Scorpius ).  Na fileira   intermediária : figurações conjuntas das constelações de Virgem , Balança e Escorpião , segundo Johann Hevelius ( 1611 – 1687 ) ,  em Uranographia (1690) . Na parte inferior : conjunto de glifos do painel vertical da itaquatiara do Ingá , segundo o Autor , possivelmente figurações  estilizadas de Virgem , Balança e Escorpião .
Postagem 105 – Imagens
Na fileira superior , figurações conjuntas das constelações de Virgem , Balança e Escorpião , segundo Johann Hevelius ( 1611 – 1687 ) , em Uranographia(1690) . Na fileira inferior , figurações conjuntas dos glifos do Ingá .
Cotejo entre as figuras de constelações por J . Hevelius e aquelas dos glifos da itaquatira de Ingá .

Virgem
a)    em Hevelius :  uma figura feminina ( donzela ) .
b)   em Ingá ; uma  figura antropomorfa , masculina ou feminina ? O equivalente ao abdome da figuração é circular , uma alusão à cavidade uterina  que poderia receber um feto ? Nesta hipótese , uma figura feminina . Neste mesmo painel há uma  outra figura antropomorfa , mas com oabdomedividido por um sulco vertical o que poderia indicar um dimorfismo sexual dos petróglifos .
Libra
a)   em Hevelius : a figura de um objeto , uma balança .
b ) em Ingá :  algo ( um objeto ? ) retangular   seccionado horizontalmente  ao meio , por uma espécie de voluta .
Escorpião
a)   em Hevelius: a figura deste  aracnídeo , de habitatuniversal .
b)   em Ingá : uma  sucessão de mossas conjuntas que numa de  suas extremidades se bifurca em direção ao glifo precedente , à maneira de  uma pinça ( garras? ) . Em determinada altura da sequência das mossas , um grupo delas faz uma inflexão abrupta – uma alusão ao trajeto da cauda do escorpião em relação ao eixo do seu tórax ?
Pelo exposto e dentro de certos limites de tolerância pode – se dizer que , quer nos desenhos de Hevelius , quer naqueles  glifos do Ingá , há uma mesma sequência :
1)  uma figura humana , 2) um objeto e 3) ,um inseto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário