quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CAPRICÓRNIO NA ITAQUATIARA - TEXTO - POSTAGEM 119

CAPRICÓRNIO NA ITAQUATIARA DE INGÁ

No painel vertical da itaquatiara do Ingá , após o   glifo que consideramos como uma  representação da constelação  de Sagitário , há um outro , cuja imagem reproduzimos em anexo . Este  glifo   poderia ser uma estilização da constelção de Capricórnio .

Astronomia de Capricórnio  

Capricórnio ( Capricornus ) ,  está situada no Hemisfério  Celeste Sul  a 21h de Ascensão Reta (AR) e a 20º de Declinação Sul .
Capricórnio é a segunda constelação zodiacal menos luminosa  depois de  Câncer , e   suas   principais e pálidas estrelas dispõem-se sob a forma de um grande triângulo eqüilátero , situado entre Sagitário e Aquário .
O sol “percorre” as estrelas de  Capricórnio entre 20  de janeiro e 16 de fevereiro .  Esta constelação é visível nas latitudes terrestres entre + 60  e  – 90º ; sua melhor  visibilidade ocorre em setembro , às 21 hr  .
Não obstante Capricórnio exibir apenas tênues
estrelas  e não possuir um  asterismo notável , ela tem uma das mais antigas conotações mitológicas  detectadas na Mesopotâmia , já  desde a Idade do Bronze , cerca do 21º século A.C. Este fato aparentemente paradoxal possivelmente  é devido à ocorrência naquela época , do Solstício de Inverno para o Hemisfério Celeste Norte , quando o Sol  transitava entre suas estrelas .

Trópico de Capricórnio

A  palavra “trópico”  vem do grego “tropos” ( retornar , voltar ) , uma alusão ao fato  de que o Sol parece retroceder  ao longo da linha do horizonte ,  nos solstícios .
O nome Trópico de Capricórnio designa o paralelo terrestre  ao sul  do Equador , situado na latitude de 23º e  30’ . Esta linha imaginária   marca o ponto meridional  mais afastado , no qual o Sol pode ser visto diretamente acima do observador , ao meio – dia .
Como dissemos , há cerca de 2.000  anos , o  solstício de dezembro (início do inverno e  do verão, respectivamente  para os Hemisférios Norte e Sul ) ocorria quando o Sol aparentemente estava entre a estrelas de  Capricórnio . 
Atualmente , graças à Precessão Equinocial , o Sol deslocou – se  no sentido oeste e “parece estar”   na vizinha constelação de Sagitário quando ocorre o Solstício de Dezembro .

 Mitologia

Na Mesopotâmia ( 5.000 a.C. – 539 a.C.) associava-se Capricórnio à figura do deus Enki ou Ea , importante no panteão sumério e venerado como Senhor da  Terra , deus do  Conhecimento e da Sabedoria . Seus símbolos iconográficos eram o peixe , a cabra e a serpente que foram fundidos num único animal mítico , o Capricórnio .
Na Antiga Grécia (776 a.C. – 323 a.C ) , esta  constelação estava identificada com Almatéia , a cabra que amamentou  Zeus , após sua mãe Réa , tê - lo salvo de ser devorado por seu pai , o deus Cronos . Os chifres de Amaltéia foram transformados na Cornucópia , símbolo de abundância e de riqueza material .
Na iconografia , a constelação de  Capricórnio é geralmente representada  como  um animal  híbrido , um caprino com escamas e cauda de peixe ou um peixe com cabeça de cabra .
A estrela principal ( alfa ) de Capricórnio , Algedi , representa a cabeça do exótico animal e Deneb Algedi a sua cauda .

Capricórnio na itaquatiara de Ingá .

Parece-nos que Capricórnio estaria representada no painel vertical da itaquatiara de Ingá , pelo glifo  cuja imagem  reproduzimos em anexo .
Tal como acontece com muitos outros petróglifos   ingaenses , este glifo está nos limites da percepção visual .
Do modo  como atualmente se encontra , com seus sulcos rasos , esta inscultura parece mais um “esboço”  de que um glifo propriamente dito . Por esta razão , é   um desafio tentar descrevê-lo com exatidão   e reproduzí-lo com precisão , como também é impossível estabelecer uma correlação entre este  glifo e as estrelas de Capricórnio .










Nenhum comentário:

Postar um comentário