quarta-feira, 1 de junho de 2011

A ECLÌPTICA NA ITAQUATIARA DO INGÁ - TEXTO -POST 216

A ECLÍPTICA NA ITAQUATIARA DO INGÁ



|A Eclíptica é  uma linha imaginária traçada pelo Sol em seu deslocamento aparente contra um fundo formado por certas  constelações , ditas zodiacais , durante um ano .

Desenhada  num Mapa Astronômico em relação à uma linha horizontal que representa o  Equador Celeste a Eclíptica assume a forma de um “S” rebatido  horizontalmente , alongado  e bastante aplanado . 

Os Equinócios de Março e Setembro  ocorrem quando estas linhas se intersectam ; quando estão separadas ao máximo instalam – se os Solstícios de Junho e Dezembro .

As Constelações Equinociais são :

- Peixes ( Equinócio de Março ) 

        - Virgem ( Equinócio de Setembro )

As constelações Solstíciais são :

-  Gêmeos ( Solsticio de Junho ) e

-  Sagitário  ( Solsticio de Dezembro ) .



Em um dos gráficos que exibimos mais adiante,  mostramos um esquema com a Eclíptica e o Equador Celeste . A linha que corresponde ao Equinócio de Setembro  divide simetricamente o desenho em duas partes .

À esquerda  do Equinócio de Setembro  está assinalado o Solstício de Junho e depois deste  o Equinócio de Março . À direita da linha do Equinócio de Setembro  está representado o Solstício de Dezembro e depois , novamente , o Equinócio de Março . Isto quer dizer que , neste gráfico , à esquerda estão as constelações do Outono – Inverno e à direita aquelas da Primavera – Verão ; como decorrência , as constelações do Hemisfério Celeste Norte ( à direita ) estão separadas daquelas do Hemisfério Celeste Sul ( à esquerda ) .

É importante assimilar a idéia de que os Solstícios e Equinócios alem de serem pontos na Esfera Celeste são também efemérides importantes do Ano .



Arcos diurnos do Sol nos Equinócios e Solstícios



Equinócios  



           Nos dias dos Equinócios ( de Março e de Setembro )  o plano do horizonte divide os arcos diurnos em partes iguais . Equinócio vem do latim aequinoctium = aequus ( igual ) + nox , noctis ( noite ) , uma alusão à duração igual do dia e da noite .



Solstícios



              Quando o Sol está tão ao norte ou ao sul quanto possível do Equador Celeste , é necessário cerca de uma semana para se detectar qualquer alteração apreciável em sua trajetória pelo Céu .

              Diz – se então que o Sol está no Solstício , palavra que  veio do latim solstitium = sol + stitium , do verbo sistere = parar 





Solstício de Dezembro



              O Solstício de Dezembro ocorre quando no dia 21 destes mês , o Sol atinge a sua maior declinação para o Sul ,marcando o início do Inverno para o Hemisfério Norte e o princípio  do Verão para o Hemisfério Sul .

              Visto a partir das latitudes do Hemisfério Norte , o  Sol perfaz o seu menor arco possível através do céu ao longo do horizonte , na direção do sul .





Solstício de Junho  



              O Solstício de Junho ocorre quando no dia  21 de  deste mês , o Sol atinge a sua maior declinação para o Norte , marcando o início  do Verão para o Hemisfério Norte e do princípio do Inverno para o Hemisferio Sul .

              Visto a partir das latitudes do Hemisfério Norte , o Sol perfaz o seu maior arco possível através do céu ao longo do horizonte , na direção do norte .





A Eclíptica na Itaquatiara do Ingá ?  



              Na parte mais elevada do painel vertical da itaquatiara do Ingá existe uma sucessão de depressões hemisféricas / mossas / capsulares classicamente descrita  como uma moldura ornamental daquele painel .

              O número exato dessas mossas oscila entre 112 e 115 , variando  segundo os vários pesquisadores , graças à acentuada erosão de algumas delas que induz a uma contagem imprecisa .

              Uma linha unindo estas depressões hemisféricas , é muito evocadora , ao nosso ver , de um traçado da Eclíptica . Anexamos uns desenhos em que procuramos realçar tal semelhança . Não se trataria , contudo  , da figuração clássica e precisa da Eclíptica , tal como encontramos nos Atlas Estelares atuais , mas de um equivalente indicador do trajeto sinuoso do Sol durante o ano .

              Na itaquatiara , à altura da sexagésima mossa ( contada da esquerda  para a direita  ) existe um glifo que lembra um cocar , duplicado e rebatido em 180 graus . Esta pictografia não poderia ser um assinalador de um Equinócio , algo como “ o Sol mudou de curso , passou de uma parte do Céu ( Hemisfério Celeste Norte ) para uma outra ( Hemisfério Celeste Sul )” ?



              Além do mais , há uma certa coerência astronômica entre os glifos que identificamos como constelações zodiacais e o traçado da Eclíptica na itaquatiara .

              Tudo isto reforça nosso ponto de vista de que “ o painel vertical da itaquatiara do Ingá representa uma carta do Céu , tendo como base as Constelações Zodiacais”


















Nenhum comentário:

Postar um comentário