segunda-feira, 13 de junho de 2011

DICIONÁRIO DA MESOPOTÂMIA TEXTO - POST 219

DICIONÁRIO DA MESOPOTÂMIA





Um dicionário da língua da Mesopotâmia antiga foi finalmente completado por lingüistas da Universidade de Chicago , 90 anos após o seu início .O dicionário com 28.000 palavras cobre uma época entre 2.500 a.C. e 100 d.C. Esta obra é na verdade mais uma enciclopédia que um alentado glossário .

A escrita cuneiforme , seguramente o primeiro sistema de escrita do Mundo , foi desenvolvida pelos sumérios , e designa geralmente os tipos de escrita feitos com objetos em formato de cunha ( cuneiformes )  e gravados em tabuletas de argila .

As cidades-estado que surgiram nos vales dos rios Tigre e Eufrates , na região onde hoje estão o Iraque e partes da Síria , são a primeira civilização urbana da Terra e que dominavam a escrita .

Essa língua foi aquela que Sargão , o Grande , rei da Acádia no século 24 a.C., empregou para comandar o que teria sido o primeiro império do Mundo e que Hammurabi empregou para redigir o primeiro Código de Leis .Também foi a língua do épico Gilgamesh , primeira obra-prima da literatura universal .

A obra pode ser adquirida completa ou em volumes individuais e está acessível na internet em <oi.uchicago.edu/research/pubs/catalog/Cad/> .

Nenhum comentário:

Postar um comentário