segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FAETONTE E O METEORITO - TEXTO - POSTAGEM 101

FAETONTE E O METEORITO

Os arqueoastrônomos acreditam que alguns mitos possuem um fundamento  baseado num fenômeno astronômico real ; o mito de Faetonte seria um destes episódios mitológicos .
Segundo a Mitologia Grega ,Faetonte / era  filho de Hélio e da ninfa Climene . Nos primeiros Jogos Ístmicos, celebrados em Éfira ( Corinto ) pelos deuses Poseidon  e Hélio , Faetonte foi o vencedor da corrida de bigas . Então , Hélio orgulhoso e entusiasmado com a vitória , prometeu  a Faetonte que lhe daria  o que quer que pedisse .
Em certa ocasião , Faetonte ,  desafiado por Épafo , pediu a seu pai as rédeas do Carruagem  do Sol . Hélios inicialmente recusou , mas acabou por aceder, dando-lhe a indicação sobre a rota que deveria seguir e os cuidados que deveria tomar . No entanto , Faetonte não conseguiu manter essa trajeto , quer  subindo demasiado e provocando oscilações nos astros , quer  descendo excessivamente e assim , arriscando-se a provocar incêndios que  destruiriam a Terra. A fim de evitar  um desastre telúrico , Zeus viu-se obrigado a fulmina-lo com um raio e Faetonte precipitou-se sobre o rio Erídano ( identificado por uns historiadores ora  como o rio Pó, no norte da Itália , ora como o Danúbio ) .
O casal de arqueoastrônomos alemães , Barbara e Michael Rappenglück , acredita que a queda de um meteorito , entre 2.000 a.C. e 800 a.C., na Alemanha ,teria sido o substrato  astronômico para o mito de Faetonte .
Um dos vestígios do impacto do bólido celeste é o atual lago Tüttensee , da Baviera , no sudeste alemão .
A data da colisão coincide com o período formativo da cultura e da mitologias gregas , onde se insere o mito de Faetonte .

Nenhum comentário:

Postar um comentário