FAETONTE E O METEORITO
Os arqueoastrônomos acreditam que alguns mitos possuem um fundamento baseado num fenômeno astronômico real ; o mito de Faetonte seria um destes episódios mitológicos .
Segundo a Mitologia Grega ,Faetonte / era filho de Hélio e da ninfa Climene . Nos primeiros Jogos Ístmicos, celebrados em Éfira ( Corinto ) pelos deuses Poseidon e Hélio , Faetonte foi o vencedor da corrida de bigas . Então , Hélio orgulhoso e entusiasmado com a vitória , prometeu a Faetonte que lhe daria o que quer que pedisse .
Em certa ocasião , Faetonte , desafiado por Épafo , pediu a seu pai as rédeas do Carruagem do Sol . Hélios inicialmente recusou , mas acabou por aceder, dando-lhe a indicação sobre a rota que deveria seguir e os cuidados que deveria tomar . No entanto , Faetonte não conseguiu manter essa trajeto , quer subindo demasiado e provocando oscilações nos astros , quer descendo excessivamente e assim , arriscando-se a provocar incêndios que destruiriam a Terra. A fim de evitar um desastre telúrico , Zeus viu-se obrigado a fulmina-lo com um raio e Faetonte precipitou-se sobre o rio Erídano ( identificado por uns historiadores ora como o rio Pó, no norte da Itália , ora como o Danúbio ) .
O casal de arqueoastrônomos alemães , Barbara e Michael Rappenglück , acredita que a queda de um meteorito , entre 2.000 a.C. e 800 a.C., na Alemanha ,teria sido o substrato astronômico para o mito de Faetonte .
Um dos vestígios do impacto do bólido celeste é o atual lago Tüttensee , da Baviera , no sudeste alemão .
A data da colisão coincide com o período formativo da cultura e da mitologias gregas , onde se insere o mito de Faetonte .
Nenhum comentário:
Postar um comentário