sábado, 29 de janeiro de 2011

SERPENTÁRIO,A 13a. CONSTELAÇÃO ZODIACAL - TEXTO - POSTAGEM 104

SERPENTÁRIO / OPHIUCUS , 13ª CONSTELAÇÃO ZODIACAL .

        Recentemente , o astrônomo norte-americano Parke Kunkle , professor da Minneapolis Community & Technical Center , publicamente afirmou que estavam erradas as  datas usadas pelos astrólogos para determinar os signos do Zodíaco , de acordo com o dia de nascimento das pessoas  . Consequentemente , se as cartas astrológicas fossem corrigidas , muitos indivíduos que pertenciam a um determinado signo passariam a ter um outro , segundo  o  novo Horóscopo .
        Um dos argumentos do astrônomo Kunkle é que , desde   3.000 anos , quando as primeiras cartas astrológicas foram elaboradas na Babilônia , as datas  do aparente  trajeto do Sol entre as constelações mudou significativamente . Uma das causas destas modificações foi a Precessão Equinocial , não levada em conta pelos astrólogos , segundo Kunkle .
        Outro fato digno de nota seria a necessária  inclusão de uma 13ª.constelação zodiacal , a de Ophiucus ( Serpentário ) nas cartas astrológicas .  
O filósofo francês Voltaire  ( 1694 – 1778 ) foi um dos primeiros a registrar o descompasso entre as datas astrológicas dos horóscopos e aquelas astronômicas , factuais  ,  do trânsito do Sol  pelas  constelações zodiacais , por influência da Precessão Equinocial .
 Nós mesmos , em  “Os Astrônomos Pré-Históricos do Ingá” , escrevemos em 1987 : “ O Sol percorre ( a constelação de ) Escorpião em apenas  cinco dias ( de 22 a 27 de novembro ) ; nos vinte restantes transita entre as estrelas de Ophiucus ( Sepentário ) , por isso com plenos direitos de ser considerada constelação zodiacal” . Em escritos posteriores ( “Os Astrônomos Pré-Históricos do Ingá” II – 2007 ) dizíamos que Ophiucus / Serpentário deveria ser tida como a 13ª   constelação do Zodíaco .

A datas  para o novo Zodíaco seriam as seguintes :

1 – Capricórnio : 20 jan.- 16 fev.
2 – Aquário : 16 fev. – 11 mar.
3 – Peixes : 11 mar. – 18 abr.
4 – Áries : 18 abr. -  13 mai.
5 – Touro:13 mai. – 21 jun.
6 – Gêmeos : 21 jun. – 20 jul.
7 – Câncer : 20 jul.– 10 ago.
8 – Leão : 10 ago. – 16 set.
9  –Virgem : 16 set. – 30 out.
10 – Libra : 30 out. – 23 nov.
11 – ESCORPIÃO :  23 nov. – 29 nov.
12 – SERPENTÁRIO  ( OPHIUCUS  ) : 29 Nov. – 17 dez.
13 – Sagitário : – 17 dez. – 20 jan .

        Com a palavra , os astrólogos ...   

SERPENTÁRIO a 13a.CONSTELAÇÃO ZODIACAL - IMAGEM - POSTAGEM 103

SERPENTÁRIO , a 13a.CONSTELAÇÃO ZODIACAL - IMAGEM - POSTAGEM 102

Ofiúco / Serpentário , na mitologia grega, corresponde a Asclepio, filho do deus Apolo e da mortal Corônides. Desenvolveu grande habilidade na medicina e acreditava-se que tinha poder de ressuscitar os mortos. Ofendido, Hades pediu a Zeus que o matasse, por violar a ordem natural das coisas — e Zeus concordou. No entanto, como tributo a seu valor, decidiu colocá-lo no céu rodeado por uma serpente, símbolo da vida que se renova.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FAETONTE E O METEORITO - TEXTO - POSTAGEM 101

FAETONTE E O METEORITO

Os arqueoastrônomos acreditam que alguns mitos possuem um fundamento  baseado num fenômeno astronômico real ; o mito de Faetonte seria um destes episódios mitológicos .
Segundo a Mitologia Grega ,Faetonte / era  filho de Hélio e da ninfa Climene . Nos primeiros Jogos Ístmicos, celebrados em Éfira ( Corinto ) pelos deuses Poseidon  e Hélio , Faetonte foi o vencedor da corrida de bigas . Então , Hélio orgulhoso e entusiasmado com a vitória , prometeu  a Faetonte que lhe daria  o que quer que pedisse .
Em certa ocasião , Faetonte ,  desafiado por Épafo , pediu a seu pai as rédeas do Carruagem  do Sol . Hélios inicialmente recusou , mas acabou por aceder, dando-lhe a indicação sobre a rota que deveria seguir e os cuidados que deveria tomar . No entanto , Faetonte não conseguiu manter essa trajeto , quer  subindo demasiado e provocando oscilações nos astros , quer  descendo excessivamente e assim , arriscando-se a provocar incêndios que  destruiriam a Terra. A fim de evitar  um desastre telúrico , Zeus viu-se obrigado a fulmina-lo com um raio e Faetonte precipitou-se sobre o rio Erídano ( identificado por uns historiadores ora  como o rio Pó, no norte da Itália , ora como o Danúbio ) .
O casal de arqueoastrônomos alemães , Barbara e Michael Rappenglück , acredita que a queda de um meteorito , entre 2.000 a.C. e 800 a.C., na Alemanha ,teria sido o substrato  astronômico para o mito de Faetonte .
Um dos vestígios do impacto do bólido celeste é o atual lago Tüttensee , da Baviera , no sudeste alemão .
A data da colisão coincide com o período formativo da cultura e da mitologias gregas , onde se insere o mito de Faetonte .

domingo, 23 de janeiro de 2011

FAETONTE - Texto - POSTAGEM 100

Zeus fulmina Faetonte com
um raio  , antes que este possa causar um desastre telúrico , ao  dirigir perigosamente a Carruagem do Sol 

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A LUA - UMA LANTERNA PRATEADA NOS CÉUS - TEXTO - POSTAGEM 100

A LUA  - UMA LANTERNA PRATEADA NOS CÉUS .


A Lua , logo após o Sol , ocupava um lugar privilegiado nas antigas cosmologias e  geralmente era  considerada uma entidade benigna e benfazeja , que espantava  as trevas noturnas e iluminava os caminhos .
No Hemisfério Norte , a  Lua Cheia , mais próxima do equinócio de outono ajudava os agricultores ,  ampliando o tempo em que podiam trabalhar após o crepúsculo ; no inverno , os dias curtos eram compensados pela Lua Cheia , iluminando a Terra .
Nosso satélite natural é identificado como as deusas gregas Selene , Febe ou  Artêmis  e seus equivalentes  romanos Luna e Diana . Artêmis , uma das 12 divindades do Olimpo é símbolo da castidade e da pureza ; a semelhança do crescente da Lua  com um arco , fez com que se lhe dessem os atributos de uma caçadora .
O  regular comportamento da Lua ( sucessão das fases  )  ensejava uma medida para  medir  o tempo ; a expressão do tipo “depois de muitas luas” é encontrada nas lendas e documentos arcaicos  de várias civilizações .
        As pioneiras  tentativas de sistematização do Cosmo  para explicar  o curso lunar e os fenômenos que o acompanham  variavam segundo os diversos povos ; habitantes da orla marítima atribuiram   os ciclos das marés à Lua ( maré de Lua Nova , de Lua Cheia , de


Quartos e  de Minguante  )  ; os nautas consideravam -na , ao lado das estrelas , como um astro – piloto , um guia valioso para navegação .
Na Europa , as bruxas acreditavam que nas Luas Cheias ,  desfrutavam de grande  poder energético e aproveitavam a efeméride para realizar seus rituais e aviar suas poções mágicas .
Segundo o  folclore universal , os lobisomens eram pessoas que se transformavam  em lobos , nas noites de Lua Cheia .
O adjetivo “lunático” denota o mito popular que liga  a insânia  às fases lunares  e “viver no mundo da Lua” significa o comportamento alienado  que foge  aos padrões  de conduta  social geralmente aceitos .
 Algumas culturas , embora de modo não explícito , correlacionaram o ciclo menstrual ( mens = mês )  com o ciclo lunar mensal .
        As rápidas  e evidentes mudanças dos aspectos da Lua forneceram aos povos primitivos um meio fácil de computar o tempo , através de um calendário lunar . Para os antigos habitantes  da Grécia , Israel e Mesopotâmia , um novo mês começava quando ao anoitecer surgia nos céus a lua crescente , ocasião celebrada com tochas e fogueiras .

Os Meses Sideral e Sinódico

O mês sideral é o intervalo de  27 1/3  dias  exigido pela Lua  para completar uma revolução e voltar novamente à mesma posição entre as estrelas .O mês sinódico ou “ mês das fases ”  é o       espaço de tempo consumido pela Lua entre duas fases homônimas ( de Lua Cheia a Lua Cheia ,de Lua Nova a Lua Nova ,etc ) e dura 29 ½  dias .
        Por razões óbvias , os antigos usaram o período sinódico , para o estabelecimento dos seus  calendários lunares .

Os megálitos de Carnac e os eclipses lunares

        A hipótese de que os megálitos de Carnac ( França ) teriam uma finalidade astronômica , foi proposta já  em 1874 . Na década de 1970 , o professor de Engenharia , Alexander Thom , de Oxford ,  sustentou que as estruturas em pedra em torno do Grand Menhir Brisé ( Grande Menhir Quebrado )  comporiam juntas um sofisticado observatório lunar que permitiria a previsão de eclipses lunares ( entre 4.650 a .C. e 1. 400 a .C. ) .

Os cornos da Lua

Na antiga iconografia da Lua , que pudemos consultar , esta encontra-se quase sempre representada por uma figura falciforme ( em forma de foice ) e não como um disco ou um círculo . Nas fases lunares  crescente ou decrescente ( minguante ) ,  a margem que separa a área sombreada  da superfície  iluminada  ( denominada “terminator” ) é sempre curva , suas extremidades brilhantes  são chamadas  cornos ( chifres ) lunares  e estão em direção oposta ao Sol nascente ou poente .  

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FASES DA LUA - TEXTO - POSTAGEM 99

FASES DA LUA

Durante um mês sinódico ( 29,53  dias )  a Lua mostra 8 fases , classificadas segundo o quanto de sua  superfície podemos observar ( 0% -50% -100% ) e se esta área está aumentando (crescente ) ou diminuindo  ( minguante ) .
O mês sinódico é o espaço de tempo entre duas fases idênticas da Lua ( e.g. entre duas Luas Novas )
A Lua , durante o mês sinódico , não obstante apresentar  fases distintas  nos   exibe sempre a mesma face .
Conjunção e Oposição Lunar
A Conjunção Lunar , ocorre  quando a Terra , a Lua e o Sol , nesta ordem , estão aproximadamente enfileirados    numa linha reta , tal como se observa na fase de Lua Nova
A Oposição Lunar , o contrário da Conjunção , ocorre  quando o Sol , a Terra e a Lua , nesta ordem , estão aproximadamente alinhados numa  reta , tal como se observa na Lua Cheia .
Lado Oculto da Lua
O lado oculto da Lua (erradamente o “lado negro da Lua” ou “lado escuro da Lua” ) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra devido ao fato de a translação e rotação lunares possuírem o mesmo tempo de duração ( órbita síncrona ) .
Toda a superfície da Lua recebe iluminação do Sol , inclusive seu  lado escuro”,  durante a fase de Lua Nova. A Lua fica totalmente escura apenas durante   um eclipse  lunar total.
AS OITO FASES DA LUA
A porção que vemos iluminada da Lua , que é a sua fase, varia de dia para dia. Por essa razão , os astrônomos definem mais precisamente a fase da Lua em termos de número de dias decorridos desde a Lua Nova ( de 0 a 29,5 dias ) e em termos de fração iluminada da face visível ( 0% - 50% - 100% ) .
A Lua nasce  a cada dia, aparecendo no horizonte leste ,  tal como o Sol . A hora do nascimento  e  do ocaso  da Lua em relação ao Sol   dependem da fase lunar vigente 
No início do Ciclo Lunar , a Lua nasce quase que  simultaneamente com o Sol ( Lua Nova ) às 6 AM e deita-se juntamente com o Sol  às 6 PM .
Depois , nasce  6 hr após o Sol ,( Quarto Crescente ) .às 12 AM e deita-se à meia Noite , às 12  PM .
 Em seguida ,nasce  12 hrs após o Sol ( Lua Cheia ) às 6 PM e deita-se com o nascer do Sol às 6 AM .
 E finalmente ,  nasce 6 hr à frente do Sol no Quarto Minguante ,  às 12  PM e deita-se ao meio dia às 12 AM .
Períodos de Visibilidade da Lua
A Lua nasce entre 30 e 70 minutos ( 50 minutos em média ) mais cedo a cada dia , de modo que ela pode estar ausente do céu diurno ou do noturno .
A Lua será visível no período PM poucos dias depois da Lua Nova , durante o Quarto Crescente e até uns poucos dias antes da Lua Cheia .
Ela será visível no período A.M.  começando com a Lua Cheia , durante o Quarto Minguante  e até uns poucos dias antes da Lua Nova .
 A Lua não será visível durante  uns poucos dias , em torno da Lua Nova , porque a sua face iluminada não está voltada para nós .
CRONOLOGIA DAS FASES DA LUA
As  8 fases lunares ocorrem na ordem cronológica abaixo ( entre parênteses os nomes equivalentes em inglês ) .
1 - Lua Nova ( New Moon )
2 – Crescente Côncavo ( Waxing Crescent )
3 – Quarto Crescente ou Primeiro Quarto ( First Quarter)
4 – Crescente Convexo ( Waxing – Gibbous )
5 – Lua Cheia ou Plenilúnio ( Full Moon)
6 – Minguante Convexo ( Waning - Gibbous )
7 – Quarto Minguante ( Third or Last Quarter )
8 – Minguante Côncavo ( Waning Crescent ) .

1 - LUA NOVA ( New Moon )
A Lua Nova ocorre quando há a Conjunção Lunar , i.e. quando a Terra , a Lua e o Sol , nesta ordem , estão aproximadamente enfileirados    numa linha reta .
Na Lua Nova  o hemisfério lunar  voltado para a Terra não recebe nenhuma luz ( 0% ) do Sol , pois os dois astros estão alinhados  na mesma direção. A face escura ( não iluminada ) da Lua está voltada quase diretamente para a Terra , de modo que ela não é vista .
A Lua Nova nasce, aproximadamente , às 6 horas e põe-se aproximadamente às 18 horas. No dia seguinte , começa o período crescente da Lua, aparecendo no céu cada novo dia uma porção maior da sua face iluminada. Por ocasião da Lua Nova a Lua nasce cerca do mesmo tempo do nascimento do Sol  e põe-se ao mesmo tempo do poente solar . Na fase Nova a Lua está ainda muito próxima do Sol para ser vista durante o dia e como ela se põe à  noite , o Céu noturno desta fase é escuro .

Recapitulando : no dia de Lua Nova , a Lua levanta-se com o Sol e deita-se com ele , atravessando os Céus com o Sol durante o dia .

        Quando a Lua é Nova , sua face escura está voltada para nós , por isso não podemos vê-la . Porção da face visível = 0 % .
Uma vez por mês  a Lua fica mais ou menos  entre nós e o Sol ; se este alinhamento fosse exato haveria um eclipse .
Cada Ciclo Lunar ( Lunação ) , por convenção , é medido a partir de cada Lua Nova .
 2 -  CRESCENTE CÔNCAVO ( Waxing Crescent )
Cerca de 2 dias após a fase  Nova , a Lua começará a mostrar uma pequena parte de seu hemisfério iluminado , que terá a forma de uma estreita foice .  
Nos dias de Crescente Côncavo , a Lua levanta-se entre uma a várias horas  após o Sol e segue-o através dos Céus durante o dia . Quando o Sol se põe  , o céu  escurece e a Lua surge no  ocidente  . Porção visível  =1 – 49 %
3  - QUARTO CRESCENTE OU PRIMEIRO QUARTO   ( First  Quarter Moon )
Cerca de 7 dias  depois da fase  Nova , a Lua e o Sol , vistos da Terra, estão separados por  aproximadamente 90° .  Diz – se então que a idade da Lua é de 7 dias .
Observando o Céu noturno , no início da noite , logo  após o por-do-Sol , veremos que a Lua começa a aparecer bem próxima do horizonte oeste .
Nesta fase a parte iluminada equivale à metade ( 50 %) da face visível , portanto um quarto da superfície lunar , daí o nome Quarto Crescente .
O seu aspecto é o de um semicírculo ou de uma foice voltados para o Oeste  . A Lua nasce aproximadamente, às 12 horas e põe-se às 0 horas . Como a Lua   está no seu período crescente , no dia seguinte veremos  mais que um quarto da Lua.  Porção visível = 50%
À  medida que os dias  passam , a Lua se dirige para a fase Cheia e ela nasce durante o dia , após o nascer do Sol , levantando –se cada vez mais tarde e pondo – se  à noite cada vez mais tarde .
À medida que a Lua se aproxima das fases de Quarto  surgem as condições ideais para que ela seja vista à luz do dia , num Céu claro , porque está suficientemente brilhante e afastada do Sol .
Recapitulando : na fase de Quarto Crescente a Lua mostra a metade iluminada de seu hemisfério . A Lua levanta-se 6 h.após o Sol i.e. ao meio dia e está alta nos céus no poente solar .Ela se deita em torno da meia – noite 6 hr.após o poente solar .
Na noite do Quarto Crescente ,  nós percebemos metade  da face iluminada da Lua , ou seja a quarta parte da Lua . O outro quarto iluminado , também brilha , mas numa direção oposta à Terra .
4 –  CRESCENTE CONVEXO  ( Waxing Gibbous )  
Na fase de  Crescente Convexo a Lua surge alto no oriente  , ao por do sol .  Esta fase se instala entre uma ou 2 semanas após a Lua Nova . Porção Visível = 51 – 99 % .
No Crescente Convexo a Lua levanta-se  entre o meio dia e o por do Sol e deita-se  após meia noite .
5  -  LUA CHEIA  ( Full Moon )
A Lua Cheia ocorre quando há Oposição Lunar , i.e. quando o Sol , a Terra e a Lua , nesta ordem , estão aproximadamente alinhados numa  reta .
Passados uns 14 dias depois da fase  Nova e 7 ou 8 dias depois do Quarto Crescente , a Lua e o Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados em aproximadamente 180°. Diz –se então que a Lua tem 14 dias .
Na Lua Cheia  , a face visível da Lua está 100% iluminada e por isso vemos toda a superfície voltada para nós . Ela é visível durante toda a noite .
A  Lua Cheia   nasce por volta das 18 horas ,i.e.12 hr após o nascente solar . e põe-se às 6 horas do dia seguinte .quando o sol se levanta .  Por ocasião da Lua Cheia o nascente e poente lunares avançaram , de modo que a Lua nasce quando o Sol se põe e se deita a oeste quando o Sol nasce a leste .
Quando a ocorre a Lua Cheia ela está em oposição ao Sol o que significa que ela está abaixo do horizonte , portanto invisível , quando o Sol se eleva .
Recapitulando : a Lua e o Sol estão alinhados com a Terra entre eles . É  como se a Terra fosse o fulcro de uma gangorra com a Lua e o Sol de cada lado . Assim , se o Sol deita-se a oeste , a Lua Cheia se levanta a leste . Quando o Sol  está “sob nossos pés”  à meia – noite  ,a Lua  está no ponto mais alto do Céu noturno . Quando o Sol de novo se levanta-se , a Lua está se pondo .
A Lua Cheia ocorre cerca de duas semanas após a Lua Nova ,quando a Lua está na metade de sua órbita Terrestre  
Os eclipses lunares só podem ocorrer na Lua Cheia porque é apenas nesta fase que a sombra da Terra , projetada pelo  Sol , pode incidir na superfície lunar .
6 – MINGUANTE CONVEXO ( Waning  gibbous )
No Minguante Convexo a Lua levanta -se  entre o poente solar e a meia – noite e quando ainda próxima do horizonte , pode mostrar uma coloração avermelhada .  Porção Visível = 51 – 99 % . Ela é visível em boa parte da noite – manhã
7  - QUARTO MINGUANTE  ( Third  Quarter , Last Quarter )
Após a fase Cheia , o lado da Lua voltado para o oeste vai escurecendo gradativamente até que cerca de 7 a 8 dias mais tarde , o disco lunar aparece como que secionado pela metade : é a fase Minguante . Porção visível = 50 % . A Lua nasce 6 hrs à frente do Sol ,i.e à meia noite e deita-se ao meio – dia .
A Lua está aproximadamente 90° a oeste do Sol. Neste dia , o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Leste, também 50% iluminado num certo instante.  Permanece assim no seu período minguante, que se estenderá até a próxima Lua Nova reiniciando todo  o ciclo .
Recapitulando : a Lua do Quarto Minguante ( Last Quarter Moon) parece iluminada pela metade .    
A Lua do Quarto minguante surge em torno de 3 semanas após a Lua Nova . A Lua está em ângulo reto em relação à  uma linha reta entre a Terra e o Sol e no ¾ de sua órbita em torno da Terra .
8 – MINGUANTE CÔNCAVO  ( Waning crescent )
O Minguante Côncavo surge no leste , antes da manhã .Agora , a Lua quase completou seu ciclo em torno da Terra . A Lua esta quase atingindo um novo alinhamento astronômico com a Terra e o Sol .
A cada manhã , como a Lua está se deslocando para leste em sua orbita em torno da Terra , ela  aparece cada vez mais perto do clarão solar . Porção visível = 1 - 49 % .
No Minguante Côncavo , nós percebemos cada vez menos a face iluminada da Lua , de modo que o crescente lunar   aparece a cada dia  mais delgado , prenunciando  a Lua Nova ,  para reiniciar mais um  Ciclo Lunar ( Lunações ) .
Em praticamente todas as fases lunares - exceto na Lua Nova , final do Minguante e início do Crescente - a Lua pode ser vista durante o dia .
Lua Azul ( Blue Moon )
O termo Lua Azul  se refere comumente à segunda Lua Cheia que ocorre num mesmo mês . A freqüência deste fenômeno  é de 1 vez a cada 2  ou 3 anos .















FASES DA LUA - Imagem - POSTAGEM 98

Representação artística das fases da Lua