ITAQUATIARA DE INGÁ
E
ILHA DE PÁSCOA
A Ilha de Páscoa , a 3.765 km de Santiago do Chile , é um dos locais mais isolados da Terra e notável pelas enigmáticas estátuas gigantescas de pedra ( moais ) que exibe .
Há 290 anos , num domingo de Páscoa ( 5 de abril de 1722) , o navegante holandês Jacob Roggeven ( 1659 – 1729 ) tornou-se o primeiro ocidental a avistar a ilha habitada pelo povo rapanui .
A ilha vulcânica de Páscoa ( Rapa Nui = Ilha Grande ) pertence ao Chile ( 1888 ) , e seu povo , polinésio , foi o autor dos imensos moais , entre os séculos 13 e 16 , antes da chegada dos europeus .
Desde o declínio do culto aos ancestrais, a História da ilha é marcada por uma sequência de eventos trágicos gerados pelos colonizadores e pela própria população aborígene que quase levaram à extinção completa dos pascoenses .
Em toda a Polinésia não há nada similar aos moais, escavados diretamente das rochas da cratera do vulcão Rano Raraku e deslocados até os “ahus” , perto da costa .
Os moais são em cerca de 1 mil , dos quais apenas 40 figuras monolíticas ( talhadas num só bloco de pedra ) estão de pé . O método usado para transportar os moais é controverso e um dos mistérios da ilha , pois cada estátua pesa em média 12 toneladas . A maior e mais impressionante plataforma de moais é aquela de Ahu Tongariki , com 15 estátuas , dentre as quais a mais pesada tem 86 toneladas .
Entre as centenas de estátuas inacabadas , o moai conhecido como “El Gigante” - o maior deles - se erguido , teria 21 m .
Próxima de Hanga Roa , a Ana Kai Tangata , preserva pinturas alusivas ao culto do mito do Homem Pássaro , a representação terrena do deus Makemake , criador da Humanidade .
Na ilha não há registros arqueológicos anteriores ao séc.8 d.C. , quando o rei Hotu Matu’a ,vindo da Ilhas Marquesas em canoas , chegou a Rapa Nui ,
O processo de construção e transporte dos moais , além da superpopulação alteraram o frágil ecossistema da ilha causando escassez de recursos , prolongadas guerras entre clãs e canibalismo no início do sec.17 e que duraram um século .
Os missionários religiosos europeus reprimiram as práticas religiosas dos pascoenses e destruiram muitas das tábuas Rongo – Rongo , que continham a escrita dos ilhéus , até hoje indecifrada .
Os estudos do prof . José Anthero Pereira Junior levaram – no a concluir que os glifos da notável Itaquatiara do Ingá , na Paraíba , eram de “natureza idêntica aos caracteres das tabuinhas da Ilha da Páscoa ( Kohau Rongo – Rongo )”. Entre 1943 e 1946 , este pesquisador publicou uma série de artigos sobre o assunto , na “Revista Municipal de São Paulo” .
Em 1967 , Rapa Nui conectou – se ao mundo por via aérea , comercial e turística, que liga o Chile a Paeete ( Taiti) .